(FCMMG/2025) Um pesquisador está estudando a herança de duas características em uma planta experimental: a cor das flores (vermelhas ou brancas) e a textura das sementes (lisas ou rugosas). Ele sabe que a cor das flores é controlada por um par de alelos, onde o alelo para cor vermelha (R) é dominante sobre o alelo para cor branca (r). A textura das sementes também é controlada por um par de alelos, onde o alelo para semente lisa (S) é dominante sobre o alelo para semente rugosa (s). Ambas as características estão localizadas no cromossomo 5. O pesquisador cruza duas plantas duplo-heterozigotas para essas características (genótipo RrSs). Ao observar a descendência, a proporção fenotípica encontrada foi de 10:2:2:1.
Com base nesses resultados, assinale a alternativa CORRETA em que há a explicação mais
provável para a observação dessa proporção fenotípica.
A) A proporção fenotípica 10:2:2:1 pode ser explicada por qualquer padrão de herança mendeliana.
B) A proporção fenotípica somente poderia ser observada na ocorrência de uma mutação nas plantas.
C) As características são controladas por genes ligados ao mesmo cromossomo e estão em ligação gênica.
D) As características são influenciadas por fatores ambientais, e não por herança genética, o que explica a proporção fenotípica.
RESOLUÇÃO:
Como as características estão localizadas no mesmo cromossomo (cromossomo 5), isso significa que estão ligados (os genes não se segregam de forma completamente independente, mas sim tendem a ser herdados juntos). Dessa forma, do cruzamento entre indivíduos diíbridos (RrSs) não dá a proporção fenotípica de 9:3:3:1, esperada para genes independentes.
Resp.: C
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre genes ligados, da Mackenzie.
Seja o primeiro a comentar