(UECE/2025-2) A primeira denominação de célula foi proposta por Robert Hooke ao analisar cortes de cortiça em um microscópio rudimentar. Atualmente se utiliza o microscópio óptico para observar cortes histológicos de tecidos animais, preparados com micrótomo e submetidos ou não a técnicas de coloração.
Considerando os métodos de preparação de amostras para microscopia óptica, assinale a alternativa correta.
A) O micrótomo permite obter cortes histológicos finos (5– 10 µm), que são adequados para microscopia eletrônica, inviabilizando seu uso em microscópios ópticos.
B) A ausência de compartimentalização nos preparos sem coloração impede a aplicação da teoria celular, pois ela exige a identificação funcional de cada organela.
C) A coloração com lugol é a técnica mais adequada para identificar retículo endoplasmático rugoso em células animais, por reagir especificamente com proteínas.
D) A coloração hematoxilina-eosina é amplamente utilizada em histologia animal, destacando núcleos em roxo e/ou azul e citoplasma em rosa.
RESOLUÇÃO:
A) Incorreta. A espessura de 5 a 10 micrômetros (µm) é, na verdade, a ideal para a microscopia óptica, pois permite a passagem de luz. Para a microscopia eletrônica, os cortes precisam ser ultrafinos, na ordem de 50 a 100 nanômetros (nm), o que é cerca de 100 vezes mais fino.
B) Incorreta. A Teoria Celular afirma que todos os seres vivos são formados por células e que a célula é a unidade fundamental da vida. É possível observar a estrutura básica da célula (membrana, citoplasma e núcleo) mesmo sem coloração (usando, por exemplo, microscopia de contraste de fase) e, assim, aplicar a teoria.
C) Incorreta. O lugol (solução de iodo) é utilizado principalmente para corar amido (em células vegetais) e glicogênio (em células animais e fúngicas), não apresentando aplicação para identificação de retículo endoplasmático rugoso.
D) Correta.A técnica de coloração por Hematoxilina e Eosina (HE) é a mais comum em histologia. A hematoxilina é um corante básico que cora estruturas ácidas, como o núcleo celular (rico em ácidos nucleicos), em tons de roxo ou azul (basofilia). A eosina é um corante ácido que cora estruturas básicas, como a maioria das proteínas do citoplasma, em tons de rosa ou vermelho (acidofilia).
Resp.: C
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre coloração de lâminas para microscopia, da Emescam 2017-2
Seja o primeiro a comentar