(Unit/2024-2) Como os diamantes, os genes são eternos, mas não exatamente da mesma forma. No caso do diamante, cada cristal individual é que dura para sempre, como um padrão inalterado de átomos. As moléculas de DNA não têm esse tipo de permanência. A vida física de uma molécula qualquer de DNA é bastante curta – talvez uma questão de meses ‒ e, com certeza, não mais que a duração da vida de um indivíduo. Contudo, a molécula de DNA pode, teoricamente, seguir vivendo sob a forma de cópias de si mesma por uma centena de milhões de anos.
Dawkins, Richard, 1941 – O gene egoísta / Richard Dawkins; tradução de Rejane Rubino. – São Paulo: Companhia das Letras 2007
A molécula de DNA pode seguir vivendo sob a forma de cópias, através da replicação que ocorre durante etapa específica do ciclo celular. O DNA também é responsável pela síntese de moléculas de RNA.
Sobre os processos celulares realizados sob o controle do DNA, pode-se afirmar:
A) A replicação é a responsável pelo controle do metabolismo celular, pois direciona, diretamente, a produção de
proteínas fundamentais ao funcionamento celular, como as enzimas.
B) A produção de proteínas celulares para a regulação do metabolismo ocorre no núcleo celular, simultaneamente, à
síntese de RNA tanto em procariontes quanto em eucariontes.
C) A replicação do DNA resulta na duplicação cromossômica, precedendo a divisão celular, possibilitando aos tecidos
a capacidade de regeneração e renovação celular.
D) A expressão de características genéticas nos organismos decorre diretamente do processo de replicação
semiconservativa do DNA.
E) A transcrição dos genes garante a manutenção metabólica das células, independente de eventos que alterem a
estrutura do DNA.
RESOLUÇÃO:
Analisando cada proposição:
A) Incorreta. A replicação é o processo de cópia do DNA, essencial para a divisão celular. O controle do metabolismo é realizado pela expressão gênica (transcrição e tradução), que leva à produção de proteínas como as enzimas, e não diretamente pela replicação.
B) Incorreta. Esta alternativa contém dois erros. Primeiro, em células eucariontes, a síntese de RNA (transcrição) acontece no núcleo, mas a produção de proteínas (tradução) ocorre nos ribossomos, no citoplasma. Segundo, células procariontes não possuem núcleo.
C) Correta. A replicação do DNA ocorre antes da divisão celular (na fase S da interfase) e resulta na duplicação dos cromossomos (cada um fica com duas cópias idênticas, as cromátides-irmãs). Esse processo é a base para a divisão celular (mitose), que permite o crescimento, a regeneração de lesões e a renovação de células e tecidos em organismos multicelulares.
D) Incorreta. A expressão das características genéticas (fenótipo) não decorre da replicação, mas sim da transcrição do DNA em RNA e da tradução do RNA em proteínas. A replicação garante que a informação genética seja passada para as células-filhas.
E) Incorreta. A transcrição é fundamental para a manutenção metabólica, mas ela é totalmente dependente da integridade da molécula de DNA. Qualquer alteração na estrutura do DNA (mutação) pode levar à produção de uma proteína defeituosa, comprometendo o metabolismo celular.
Resp.: C
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre diferenças entre RNA e DNA, da UEA 2023
– Questão comentada sobre DNA e RNA, da Fameca
– Resolução da questão sobre composição do DNA, da Famesc 2023