(Unifeso/2025) A septicemia é a inflamação exagerada do corpo quando há uma infecção por bactérias, fungos ou vírus, o que leva a alterações no funcionamento de órgãos. Essa é a segunda doença que mais mata no Brasil, uma vez que comumente pessoas que já estão debilitadas no hospital, acabam sendo contaminadas por bactérias resistentes.
Os processos que possibilitam que essas bactérias tenham grande variabilidade genética são:
A) transformação, reprodução assexuada e conjugação.
B) mutação, reprodução assexuada e tradução.
C) transdução, conjugação e transformação.
D) tradução, transdução e mutação.
RESOLUÇÃO:
As bactérias são organismos unicelulares que possuem a capacidade de modificar seu material genético por meio de três processos principais que promovem variabilidade genética: transformação, conjugação e transdução.
Transformação: Esse processo ocorre quando a bactéria capta fragmentos de DNA do ambiente, provenientes de outras bactérias mortas ou em decomposição, incorporando-os em seu próprio material genético.
Conjugação: Na conjugação, há uma transferência direta de material genético entre duas bactérias. Uma bactéria doadora passa uma cópia de parte de seu DNA para uma bactéria receptora por meio de uma estrutura chamada pili, permitindo que ambas tenham maior diversidade genética.
Transdução: Esse processo ocorre quando vírus bacteriófagos transferem material genético de uma bactéria para outra. O DNA de uma bactéria é introduzido em outra por meio da infecção viral, contribuindo para a variabilidade genética.
Resp.: C
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre ação das tetraciclinas sobre bactérias, da PUC-RJ 2023
Seja o primeiro a comentar