(Facape/2023) A varíola dos macacos é uma zoonose causada pelo vírus Monkeypox, do gênero Orthopoxvirus, pertencente à família Poxviridae. A essa família também pertencem os vírus da varíola e o vírus Vaccínia, a partir do qual a vacina contra varíola foi desenvolvida. A doença é chamada de varíola dos macacos porque foi identificada pela primeira vez em colônias de macacos mantidas para pesquisa em 1958. Não foi detectada em humanos até 1970. Há duas cepas geneticamente distintas do vírus da varíola dos macacos: a cepa da Bacia do Congo (África Central) e a cepa da África Ocidental. As infecções humanas com a cepa da África Ocidental parecem causar doença menos grave em comparação com a cepa da bacia do Congo.
Diante das informações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-americana da Saúde (OPS) sobre a Varíola dos macacos podemos afirmar que se trata de:
A) uma nova doença manifestada em humanos, devido ao contato direto com os macacos.
B) uma doença já conhecida, porém não estudada em humanos.
C) uma doença manifestada só em humanos.
D) uma doença manifestada em humanos e em outros animais.
E) uma doença manifestada por contato indireto.
RESOLUÇÃO:
O Monkeypox, ou varíola dos macacos, é uma zoonose, ou seja, uma doença infecciosa que pode ser transmitida entre animais e humanos. Embora o nome sugira uma ligação direta com macacos, esses animais são apenas um dos hospedeiros do vírus. Roedores, como esquilos e ratos, são considerados os principais reservatórios naturais. A transmissão para humanos ocorre tanto pelo contato com animais infectados quanto entre pessoas.
Resp.: D
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre vírus, viroides e príons, da Uneb 2022-2
– Resolução da questão sobre vírus, da Serra Dourada 2025