Caro estudante, nesta postagem disponibizamos várias questões sobre os hormônios vegetais – ou fitormônios – todas com resolução ao final.
O assunto é bastante cobrado em provas de vestibulares.
Bons estudos!
01) (UFJF – Pism/2022) Em uma aula de Fisiologia Vegetal, o professor propôs aos alunos o seguinte experimento: colocar uma semente em um vaso e aguardar a germinação. O vaso foi colocado na janela do laboratório. Após a emergência da plântula, o aluno deveria deitar o vaso, como demonstrado nas figuras A e B. Após alguns dias, o aluno verificou que houve alteração na direção do crescimento da planta, como mostrado na figura C. Para analisar o que aconteceu com a planta, o professor sugeriu aos alunos retirarem a planta do vaso e, ao fazer isso, o aluno pode visualizar a alteração no crescimento da raiz e do caule, como representado na figura D. Na sequência, o professor explicou que as plantas são capazes de controlar seu desenvolvimento e crescimento, reagindo a diferentes estímulos, e que essas atividades são comandadas pelos hormônios vegetais ou fitormônios. Considerando o experimento demonstrado e os seus conhecimentos sobre o assunto abordado pelo professor, responda as questões abaixo:
A) Identifique o fitormônio que está relacionado com o proces o acúmulo desse fitormônio nas células desses dois órgãos influenciaram a alteração no crescimento deles, como ilustrado nos círculos da figura D.
B) A alteração do direcionamento no crescimento do caule e da raiz refletem processos de tropismo nas plantas. Quais os tropismos visualizados nessa planta e qual é a influência dos fatores externos em cada um deles?
C) Além das atividades destacadas no experimento abordado, esse fitormônio também regula outras atividades nas plantas. Cite duas dessas outras atividades.
02) (UNIFIMES/2017) Em 1881, Darwin e seu filho Francis verificaram que coleóptilos de alpiste, quando iluminados unilateralmente, se encurvavam em direção à luz. A figura ilustra o movimento de curvatura dos coleóptilos.
A) Como é denominado o crescimento de curvatura realizado pelos coleóptilos? Para a planta, qual a vantagem metabólica desse crescimento orientado pela luz?
B) Explique como a incidência de luz unilateral promove o crescimento em curvatura do coleóptilo.
03) (UFJF) As flores são estruturas de grande importância para o sucesso das angiospermas no ambiente terrestre. Observe a figura a seguir que apresenta padrões florais encontrados em diferentes espécies vegetais:
A) Considerando a figura, identifique o padrão ou padrões florais (A, B, C e/ou D) onde é impossível a ocorrência de autopolinização. Justifique a(s) sua(s) escolha(s).
B) Considerando os padrões florais apresentados, identifique o padrão ou padrões florais (A, B, C e/ou D) onde NÃO seria possível a formação de frutos. Justifique a sua resposta.
C) No que consiste um fruto partenocárpico?
D) Quais são os dois hormônios vegetais que, aplicados às flores de algumas espécies, podem estimular a formação de frutos partenocárpicos?
04) (UFLA) Fitohormônios ou hormônios vegetais são substâncias orgânicas produzidas em pequenas quantidades em determinadas regiões da planta, sendo geralmente transportados para outros locais, inibindo ou modificando processos fisiológicos capazes de determinar um considerável efeito no metabolismo do órgão em que atuam. Entre as práticas culturais mais importantes para a produção de frutos, pode-se destacar a poda, sendo definida como o conjunto de cortes executados numa árvore, com o objetivo de regularizar a produção, aumentar e melhorar os frutos, mantendo o equilíbrio entre a frutificação e a vegetação normal. Sendo assim, ao se podar o caule ou ramo, retira-se a gema apical, que estimula a brotação das gemas laterais. Diante dessas observações, pergunta-se:
A) Qual é o fitohormônio que é diretamente relacionado com o fenômeno da dominância apical?
B) Qual é o exemplo mais conhecido e estudado dessa classe de fitohormônios?
C) Qual a característica, em termos de concentração desse fitohormônio, que leva à dominância apical?
05) (UFLA) Os processos de crescimento e desenvolvimento de uma planta são coordenados por substâncias orgânicas naturais que atuam em ínfimas quantidades em locais diferentes daqueles onde foram sintetizadas.
A) Dê a denominação geral dessas substâncias: ________________________
B) Nos itens abaixo, nomeie a substância que:
B.1) Estimula o crescimento das plantas em direção à luz: __________________
B.2) Estimula o crescimento de determinadas variedades anãs de espécies de plantas: ______________________
B.3) Estimula a divisão celular: ____________________
B.4) Inibe a germinação de sementes: __________________
B.5) Estimula o amadurecimento de frutos: __________________
06) (UFRJ) As flores não polinizadas que são pulverizadas com os hormônios auxinas e giberelinas podem produzir frutos sem sementes (partenocárpicos) como, por exemplo, as uvas sem sementes.
A) Identifique a estrutura da flor sobre a qual esses hormônios atuam.
B) Explique por que a pulverização com auxinas e giberelinas pode levar à formação de frutos sem sementes.
RESOLUÇÃO:
01)
A) A auxina é o hormônio que regula a elongação celular (ou alongamento das células). A ação do hormônio é diferente em raízes e caules. No caule, o acúmulo de auxina nas células opostas ao estímulo promove o alongamento celular, ao contrário, na raiz, o acúmulo de auxina ocorre nas células voltadas para o estímulo e inibe o seu alongamento.
B) No caule, verificamos fototropismo positivo e geotropismo negativo. A luz (fototropismo) e a força da gravidade (geotropismo ou gravitropismo) aumentam a concentração de auxina nas células que se alongam e promovem o crescimento do caule em direção à luz. Nas raízes, ocorre o geotropismo (ou gravitropismo) positivo, que aumenta a concentração de auxina nas células inibindo o seu alongamento e promovendo o crescimento da raiz em direção ao centro gravitacional da Terra.
C) Outras funções das auxinas: Dominância apical; indução da partenocarpia (frutos sem sementes); produção de raízes adventícias; queda das folhas (abscisão foliar); ação herbicida….
02)
A) O crescimento de curvatura realizado pelos coleóptilos recebe o nome de fototropismo. A vantagem para a planta é o seu direcionamento para a luz, indispensável à realização da fotossíntese.
B) O fototropismo é decorrente de um crescimento celular diferencial entre o lado iluminado e o lado não iluminado, sob influência de auxinas. O lado iluminado fica com menor concentração de auxinas e, assim, cresce menos; já o lado não iluminado fica com maior concentração de auxinas e as células crescem mais, provocando a curvatura para o lado iluminado.
02)
A) C e D. Porque no padrão floral C existe apenas androceu (parte masculina) e no padrão floral D apenas gineceu (parte feminina).
B) Porque é o único padrão floral onde não há ovário estrutura responsável pela formação dos frutos.
C) Um fruto partenocárpico é aquele que se desenvolve sem a fecundação e a conseqüente formação de sementes.
D) Auxinas e giberelinas.
04)
A) São as auxinas.
B) É o ácido indolil acético, conhecido como AIA.
C) Altas concentrações de auxina inibem a formação de gemas laterais, o que caracteriza a dominância apical.
05)
A) Fitormônios
B.1) Auxinas
B.2) Giberelinas
B.3) Citocininas
B.4) Ácido abscísico
B.5) Etileno
06)
A) O ovário da flor.
B) À medida que as sementes se desenvolvem no interior do ovário, produzem auxinas e giberelinas que estimulam o desenvolvimento do fruto. Por isso, a aplicação desses hormônios em flores não polinizadas leva ao desenvolvimento do ovário formando frutos sem sementes.
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