O que é partenogênese?

O que é partenogênese?

Sistema de reprodução onde as fêmeas produzem descendentes sem que haja a intervenção de machos (fecundação por machos).

Ela é diferente da reprodução assexuada, pois envolve a produção de descendentes que passaram pela fase de gameta não fecundado.

Tipos de partenogênese quanto ao sexo do descendente: 

Quando o processo dá oriegem somente a fêmeas, tem-se a partenogênese telítoca. Em certas espécies de pulgões, principalmente durante a primavera e o verão, ocasiões em que as condições ambientais são mais favoráveis a eles, é comum a formação de fêmeas por partenogênese.
Na espécie Carausius morosus (bicho pau indiano), também é comum a ocorrência de partenogênese telítoca.  Na formiga amazônica (Myrmecia pilosula) a rainha pode produzir novas fêmeas (rainhas) por partenogênese.

Há situações em que ocorre somente a formação de machos; neste caso, fala-se em partenogênese arrenótoca. O exemplo clássico é a formação dos zangões em abelhas.

Há, ainda, a possibilidade de surgirem descendentes dos dois sexos – partenogênese deuterótoca como ocorre, por exemplo, no ácaro da farinha (Acarus siro).

 

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*