O que é partenogênese?
Sistema de reprodução onde as fêmeas produzem descendentes sem que haja a intervenção de machos (fecundação por machos).
Ela é diferente da reprodução assexuada, pois envolve a produção de descendentes que passaram pela fase de gameta não fecundado.
Tipos de partenogênese quanto ao sexo do descendente:
Quando o processo dá oriegem somente a fêmeas, tem-se a partenogênese telítoca. Em certas espécies de pulgões, principalmente durante a primavera e o verão, ocasiões em que as condições ambientais são mais favoráveis a eles, é comum a formação de fêmeas por partenogênese.
Na espécie Carausius morosus (bicho pau indiano), também é comum a ocorrência de partenogênese telítoca. Na formiga amazônica (Myrmecia pilosula) a rainha pode produzir novas fêmeas (rainhas) por partenogênese.
Há situações em que ocorre somente a formação de machos; neste caso, fala-se em partenogênese arrenótoca. O exemplo clássico é a formação dos zangões em abelhas.
Há, ainda, a possibilidade de surgirem descendentes dos dois sexos – partenogênese deuterótoca como ocorre, por exemplo, no ácaro da farinha (Acarus siro).
Seja o primeiro a comentar