Faminas 2017-2 prova para medicina resolvida – parte 2

Leia o texto a seguir para responder às questões 06 e 07.

As espécies de aranhas conhecidas como viúvas-negras possuem uma interessantíssima estratégia reprodutiva. Durante a cópula, a fêmea preda o macho, já que são maiores e mais agressivas: daí o nome da espécie. Após a cópula com o parceiro, as fêmeas causam sua própria viuvez. O senso comum acreditava que esse fato se devia à nutrição da fêmea para alimentar sua prole. No entanto, a explicação científica mais plausível é outra. Durante a cópula, enquanto é devorado, o macho continua a transferir espermatozoide para o trato reprodutivo da fêmea. Esta, por sua vez, armazena o esperma em uma estrutura conhecida como espermateca e o utiliza para fertilizações futuras. Os machos, em geral, tentam se desvencilhar do beijo mortal. Paradoxalmente, aqueles que conseguem escapar transferem pouco espermatozoide para as fêmeas. Já os que são mortos transferem maior quantidade de espermatozoides e, assim, deixam maior número de filhos, transferindo à próxima geração o seu material genético.

06) A fato descrito no texto ilustra o conceito de uma teoria biológica.
Assinale a alternativa que indica corretamente essa teoria.
A) Lei dos Caracteres Adquiridos
B) Teoria da Seleção Natural
C) Panspermia
D) Biogênese

07) A relação ecológica descrita no texto é:
A) predatismo.
B) protocooperação.
C) canibalismo.
D) mutualismo.

08) Sobre os radicais livres, são feitas a seguintes afirmações:
I. Os radicais livres são resultado de erros da degradação de carboidratos, que, mesmo em pequenas quantidades, são sempre prejudiciais à saúde do corpo.
II. Recentemente foi descoberto que radicais livres podem ser utilizados no processo do sistema imunológico, ajudando a combater organismos invasores.
III. Os radicais livres são importantes em processos intracelulares, como regular o metabolismo energético na cadeia respiratória mitocondrial.
IV. Os radicais livres são associados a problemas como infarto cardíaco, acidentes vasculares cerebrais e doença de Parkinson.
V. Sabe-se atualmente que os radicais livres têm importantes funções dentro das células, devido a isto, combatê-los sem orientação adequada nem sempre é desejável.
Estão corretas as afirmativas:
A) I, III e V, apenas.
B) I e IV, apenas.
C) II, III, IV e V, apenas.
D) I, II e III, apenas.

09) A produção do gás atmosférico é feita por organismos fotossintetizantes. Eles possuem vias metabólicas específicas capazes de usar a energia do Sol para quebrar moléculas de água e gerar oxigênio.
Sobre esses organismos, assinale a alternativa CORRETA.
A) As cianobactérias são seres que não possuem cloroplasto; sua fotossíntese ocorre no hialoplasma.
B) A maior biomassa dos organismos fotossintetizantes é encontrada em ambientes terrestres.
C) Os organismos que fazem fotossíntese possuem estrutura celular inferior à estrutura de uma bactéria.
D) Os organismos que fazem fotossíntese são capazes de usar elétrons retirados da água durante a absorção do gás carbônico e incorporar esses elétrons ao gás oxigênio.

10) A teoria endossimbiótica, criada pela bióloga norte-americana Lynn Margulis, aborda uma tese sobre o surgimento das mitocôndrias.
Qual argumento corrobora com essa teoria?
A) As mitocôndrias têm DNA próprio, semelhante a genes encontrados nas cianobactérias.
B) As mitocôndrias são organismos eucariontes incorporados às células procariontes.
C) As mitocôndrias se originam de bactérias anaeróbicas que foram englobadas por nossos ancestrais celulares.
D) As mitocôndrias são capazes de se dividir de maneira semelhante a das bactérias.

RESOLUÇÃO:

06) As fêmeas que conseguem devorar seu parceiro deixam mais descendentes, refletindo assim uma ideia de seleção natural.
Resp.: B

07) Tem-se, no texto, uma relação de canibalismo, que se caracteriza pelo fato de um indivíduo matar e se alimentar de outro da mesma espécie.
Resp.: C

08) Os radicais livres são átomos (ou grupos de átomos) que possuem elétron (s) livre(s) e, portanto, muito instáveis; são formados em reações de oxirredução como, por exemplo, no processo de respiração celular.
Sabe-se que os radicais livres contribuem para o desenvolvimento de doenças degenerativas como mal de Parkinson, diabetes e certos tipos de câncer.
A formação de radicais livres pode ser incentivada pelo cigarro, ingestão de álcool, poluição ambiental, radiação ultravioleta e resíduos de pesticidas.
Os radicais livres possuem importante papel protetor no organismo, protegendo-o de certas bactérias e de certos vírus.
Resp.: C

09) As cianobactérias são seres procariotos fotossintetizantes; como não possuem cloroplastos, a fotossíntese ocorre no próprio hialoplasma e em lamelas presentes no hialoplasma.
Resp.: A

10) A presença de DNA próprio, semelhante ao das bactérias (sem histonas), além da presença de RNA, de ribossomos (semelhantes aos das bactérias) e capacidade de autoduplicação corroboram a teoria endossimbiôntica.
Resp.: D

VEJA TAMBÉM:
Prova comentada da Suprema 2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *