Faculdade de Medicina de Campos – vestibular 2020

01)  Os glóbulos vermelhos, os glóbulos brancos e as plaquetas são células que desempenham importantes funções no sangue.

Respectivamente, essas células têm as funções de:
A) Retirar o dióxido de carbono dos tecidos que será eliminado pelos pulmões, defender o organismo contra os agentes infecciosos e atuar na prevenção de hemorragias
B) Transportar oxigênio dos pulmões para os tecidos, defender o organismo contra os anticorpos e promover a coagulação sanguínea
C) Transportar hemoglobina com gases, atuar contra bactérias e formar as células denominadas megacariócitos
D) Retirar a carboxi-hemoglobina dos tecidos, produzir anticorpos contra os vírus e promover a hemorragia
E) Transportar hemoglobina glicada, realizar a resposta imunológica humoral e impedir a coagulação sanguínea

02)  A tabela abaixo apresenta, na coluna da esquerda, estruturas celulares enumeradas de 1 a 5 e, na coluna da direita, processos fisiológicos identificados de A a E:

As organelas com seus respectivos processos fisiológicos estão corretamente relacionados em:
A) 1-C, 2-A, 3-B, 4-D e 5-E
B) 1-B, 2-E, 3-C, 4-D e 5-E
C) 1-C, 2-A, 3-B, 4-E e 5-D
D) 1-B, 2-A, 3-C, 4-E e 5-D
E) 1-C, 2-E, 3-C, 4-E e 5-D

03) O sistema vascular das plantas é formado por células cujas origens são os meristemas primários e secundários. Eles são vasos condutores de seivas que podem levar substâncias do sistema radicular para as folhas ou das folhas para as diferentes partes da planta.
Identifique as respectivas seivas dos vasos condutores:
A) xilema: transporta a seiva elaborada nas folhas para as demais partes da planta, sendo essa formada, essencialmente, por sais minerais e substâncias orgânicas; floema: transporta substâncias orgânicas, água e sais minerais da raiz para outras partes da planta
B) xilema: transporta substâncias orgânicas, água e sais minerais da raiz para outras partes da planta; floema: transporta, essencialmente, sais minerais e água das folhas para o sistema radicular
C) xilema: transporta, essencialmente, sais minerais, água e glicose da raiz para as folhas; floema: transporta a seiva elaborada, especificamente, para as flores
D) xilema: transporta a seiva bruta do sistema radicular para as folhas, sendo esta formada, essencialmente, por água e sais minerais; floema: transporta água, sais minerais e substâncias orgânicas das folhas para outras partes da planta
E) xilema: transporta a seiva elaborada; floema: transporta a seiva bruta. Ambas as seivas são formadas por sais minerais, água e substâncias orgânicas

04) “Hoje, o ciclo de transmissão do vírus da chikungunya no Brasil ocorre em espaços urbanos, envolvendo o mosquito A. aegypti. Os nossos resultados indicam que os mosquitos silvestres (Haemagoggus sp) estudados apresentam as condições para que o vírus possa estabelecer um ciclo de transmissão silvestre nas Américas. Esse cenário apresentaria um grave problema de saúde pública, uma vez que a infecção se tornaria mais difícil de controlar”, afirma o entomologista Ricardo Lourenço de Oliveira, do Instituto Oswaldo Cruz.
Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/chikungunya-tem-alto-potencial-de-transmissao-silvestre-no-brasil-e-nas-americas.
Acesso em: 18 set. 2019. Adaptado.

Nesse caso, o vírus da chikungunya estaria seguindo, epidemiologicamente, uma trajetória inversa ao do Flavivírus, que passou a ser transmitido, no Brasil, pelo Aedes aegypti até a década de 40 do século passado e cujos principais vetores naturais são mosquitos do gênero Haemagoggus, no ambiente silvestre brasileiro.

Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/0110historia_febre.pdf.
Acesso em: 18 set. 2019. Adaptado.

Até os dias de hoje, as autoridades sanitárias preocupam-se com a potencial transmissão desse Flavivírus pelo A. aegypti, que poderia causar o retorno da seguinte enfermidade
A) Dengue hemorrágica
B) Febra amarela urbana
C) Malária terçã maligna
D) Leishmaniose visceral
E) Leishmaniose mucocutânea

05) O estudo da expressão de genes de organismos eucariotos que já tiveram o seu DNA genômico (gDNA) completamente sequenciado pode ser realizado pelo isolamento dos RNAs mensageiros (mRNAs) de células de diferentes tecidos desses seres vivos. Como esses mRNAs são muito instáveis, uma alternativa para o estudo é transformá-los em DNAs complementares (cDNA) a eles, pela reação in vitro, com a enzima transcriptase reversa. Com isso, esses cDNAs podem ser sequenciados, possibilitando a identificação dos códons, a dedução dos aminoácidos dos peptídeos codificados pelo gene e o reconhecimento do possível mecanismo de splicing alternativo, que pode ter ocorrido durante a expressão do gene.

Essa abordagem torna-se possível, pois, diferentemente do gDNA, o cDNA é composto por
A) exons apenas.
B) sequências de introns.
C) uracila no lugar da timina.
D) ribose em vez de desoxirribose.
E) fita simples de ribonucleotídeos.

06)  Em alguns vírus, o envelope é formado pelas camadas fofolipídicas derivadas da célula do hospedeiro; porém, nessas membranas, estão inseridas glicoproteínas, cujas sequências de aminoácidos estão codificadas no genoma viral.

Sendo assim, essas proteínas de superfície são sintetizadas e processadas, respectivamente,
A) nos ribossomos livres e no complexo de Golgi.
B) no complexo de Golgi e no retículo endoplasmático liso.
C) nos polissomos livres e no retículo endoplasmático rugoso.
D) no retículo endoplasmático rugoso e no complexo de Golgi.
E) no retículo endoplasmático liso e no retículo endoplasmático rugoso.

07) A Trompa de Eustáquio compõe um sistema de transporte mucociliar que atua no equilíbrio da pressão interna e externa, ligando o
A) rim à bexiga.
B) ovário ao útero.
C) ouvido médio à nasofaringe.
D) colo do útero ao endométrio.
E) brônquio aos alvéolos pulmonares.

08)  “Desde a semana passada, nove mil focos de incêndio ardem simultaneamente nas florestas tropicais e equatoriais no Brasil, espalhando-se para a Bolívia, Paraguai e Peru. O fogo, ateado em boa parte intencionalmente para limpar a terra para a criação de gado, agricultura e extração de madeira, foi exacerbado pelo período de estiagem. Os incêndios representam números alarmantes, com um aumento de 80% em relação ao mesmo período no ano passado, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.”

Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2019/08/incendios-amazonia-animais-silvestres-queimadas-floresta-amazonica-brasil.
Acesso em: 12 set. 2019. Adaptado.

As florestas tropicais e equatoriais, em relação às florestas de países com clima temperado, possuem
A) ciclos bem definidos nas quatro estações do ano.
B) um ecossistema maior e mais homogêneo.
C) mais gymnospermas do que angiospermas.
D) menos espécies de répteis e mamíferos.
E) uma maior biodiversidade de espécies.

09) O Alzheimer, uma doença degenerativa, caracteriza-se pelo mau funcionamento e perda das células nervosas, as quais, quando avaliadas pelo exame de ressonância magnética, permitem uma melhor análise das estruturas e das atividades do encéfalo envolvidas nessa doença. Quase todos os pacientes com doença de Alzheimer mostram, ao menos, um grau moderado de atrofia em um importante componente do sistema límbico que está localizado nos lobos temporais debaixo da superfície cortical, tanto do lado direito quanto do lado esquerdo do cérebro.

Esta estrutura de formato curvado, considerada o principal local de armazenamento temporário da memória, é o:
A) Cerebelo
B) Hipotálamo
C) Hipocampo
D) Lóbulo parietal
E) Córtex pré-frontal

10) A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou, em comunicado à imprensa publicado em novembro de 2018, que os casos de sarampo estavam aumentando no mundo e suas previsões apontavam para o fato de que os casos da doença quase dobraram em um ano. O Brasil não está fora desse surto de sarampo e faz parte dos países com essa virada de 2017 até hoje. Em 2018, o país teve 10.326 casos confirmados da doença e, somente no mês de fevereiro de 2019, registrou 28 casos.

Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/o-ressurgimento-do-sarampo-uma-doenca-evitavel.
Acesso em: 15 set. 2019. Adaptado.

Esta virose pode ser controlada e a sua principal medida profilática que deve ser adotada é
A) isolar os afetados.
B) vacinar os suscetíveis.
C) usar medicamento antiviral.
D) controlar os insetos vetores.
E) construir fossas e esgotos.

RESOLUÇÃO:
01) Os glóbulos vermelhos (hemácias / eritrócitos) são células anucleadas responsáveis pelo transporte de gás oxigênio e, ainda, transporta CO2 na forma de carboemoglobina (cerca de 23% do CO2 é transportado nessa forma). Os glóbulos brancos (leucócitos) são células encarregadas da defesa do organismo contra agentes estranhos. As plaquetas são responsáveis pelo processo de coagulação sanguínea.
Resp.: A

02) No interior das mitocôndrias ocorre a síntese de ATP (trifosfato de adenosina), por meio da respiração celular.
Os lisossomos contêm enzimas digestivas sendo, portanto, responsáveis pelo processo de digestão celular (heterofagia e autofagia).
O retículo liso é abundante em células de gônadas, e é responsável pela síntese de lipídios.
Nos peroxissomos ocorre degradação do peróxido de hidrogênio (H2O2) em água e oxigênio.
O complexo de Golgi é responsável pelo processo de secreção celular.
Resp.: C

03) O xilema (ou lenho) é responsável pelo transporte de seiva bruta (água + minerais) das raízes à copa da planta.
O floema (ou líber) é responsável pelo transporte de seiva elaborada (solução de açúcares e outras substâncias orgânicas), das áreas fotoassimiladoras (fotossintetizantes) às demais partes da planta.

04) A febre amarela urbana é a grande preocupação das autoridades, visto que a doença é causada por um vírus (Flavivirus) que tem os mosquitos Haemagogus (silvestre) e o mosquito Aedes aegypti (urbano) como vetores.
Resp.: B

05) Durante o processo de transcrição, o DNA genômico é integralmente transcrito (com os éxons e os íntros), formando um RNA heterogêneo. Este, pelo processo de splicing, tem os íntrons removidos, originando uma molécula constituída somente por éxons.
Resp.: A

06) As proteínas de superfície são sintetizadas no retículo endoplasmático rugoso e processadas no complexo de golgi, responsável pela secreção.
Resp.: D

07) A tuba auditiva (outrora chamada Trompa de Eustáquio) é um canal que comunica a orelha média à faringe, com importante papel de equilibrar a pressão interna com a pressão externa.
Resp.: C

08) Uma das características das florestas tropicais e equatoriais é a rica biodiversidade, superior àquela encontrada nas florestas temperadas.
Resp.: E

09) O hipocampo é a área do sistema nervoso, localizada no lado temporal do cérebro, responsável pelo armazenamento temporário da memória, principalmente a memória de longo prazo.
Resp.: C

10) O sarampo é uma doença viral cuja principal medida profilática é a vacinação.
Resp.: B

VEJA TAMBÉM:
Unicamp 2019 – prova de biologia da primeira fase comentada

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *