(Cesmac/2015) O vírus Ebola, transmitido por morcegos e primatas, tem causado mortes no continente africano e preocupações às autoridades de saúde, tendo em vista o risco de alastramento da doença para diferentes países. Sobre este assunto, considerando o
ciclo de replicação desse vírus mostrado abaixo.
É correto afirmar que o Ebola:
A) é um bacteriófago que penetra a célula com seu capsídeo icosaédrico.
B) é um prófago que utiliza enzimas nucleares durante seu ciclo lisogênico.
C) utiliza seu genoma de DNA para síntese de mRNA viral e capsômeros.
D) transcreve seu genoma a partir de moldes de fitas de RNA viral senso-positivo.
E) possui envelope lipoproteico obtido a partir do retículo endoplasmático celular.
RESOLUÇÃO:
Analisando as opções:
A) Incorreta. O vírus Ebola infecta células humanas e de primatas/morcegos (é um vírus animal), não bactérias (bacteriófago). Além disso, o Ebola tem um formato filamentoso, não icosaédrico.
B) Incorreta. Prófago refere-se ao DNA de um bacteriófago integrado ao cromossomo bacteriano. O ciclo mostrado é lítico (produção e liberação de novos vírus), não lisogênico (integração silenciosa do genoma). O processo ocorre principalmente no Citoplasma, sem envolver o núcleo ou o DNA nuclear da célula hospedeira para a replicação do genoma.
C)Incorreta. O diagrama mostra claramente o material genético viral como vRNA (-) e vRNA (+), não DNA. O Ebola é um vírus de RNA.
D) Incorreta. O genoma inicial do Ebola é vRNA (-) (RNA de sentido negativo). Esse genoma de sentido negativo é que é transcrito pela RNA polimerase viral em mRNA (que é de sentido positivo) e em vRNA (+) (RNA intermédio de sentido positivo), que servem de moldes para o novo genoma vRNA (-). A afirmativa inverte o sentido correto da fita que serve de molde para o genoma viral (que é a vRNA (+)). O gabarito oficial trouxe essa opção como correta. (Discordamos!)
E) O Ebola é um vírus envelopado e a maioria dos vírus envelopados adquire seu envelope lipoproteico por brotamento da membrana plasmática (como sugerido), embora alguns o obtenham de membranas internas como o retículo endoplasmático ou o Complexo de Golgi. No entanto, é importante notar que a membrana plasmática é formada a partir de lipídios e proteínas sintetizadas no Retículo Endoplasmático e processadas no Golgi. Para a maioria dos vírus liberados por brotamento da membrana plasmática, essa membrana final é considerada o envelope. Dado o formato do vírus na saída (8) e sabendo que o Ebola é um vírus envelopado que adquire o envelope no processo de brotamento, esta é a afirmação mais plausível e correta sobre sua estrutura em comparação com as demais.
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre novo coronavírus, da Unit 2024