Unicamp 2015 resolvida – parte 1

Confira resolução do vestibular 2015 da Unicamp

Texto para as questões 01 e 02.
Seca faz cidades do interior de SP decretarem emergência.
A falta de água enfrentada pelo Sudeste do país tem feito cada vez mais cidades de São Paulo e de Minas Gerais adotarem o racionamento, para reduzir o consumo de água, ou decretarem estado de emergência. Além do desabastecimento, a seca tem prejudicado também setores como a agricultura, a indústria, a saúde e o turismo dessas cidades.

(Adaptado de http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2014/07/07/seca-faz-cidades-do-interior-decretarem-emergencia.htm.
Acessado em 16/07/2014.)

01) A situação de seca citada na reportagem é determinada por mudanças no ciclo hidrológico, em que as plantas têm papel determinante, uma vez que representam uma fonte de vapor d’água para a atmosfera. Os vasos que conduzem a água das raízes até as folhas são os
A) floemáticos e a transpiração ocorre pelos estômatos.
B) floemáticos e a transpiração ocorre pelos tricomas.
C) xilemáticos e a transpiração ocorre pelos tricomas.
D) xilemáticos e a transpiração ocorre pelos estômatos.

02) O hormônio ADH (antidiurético), produzido no hipotálamo e armazenado na hipófise, é o principal regulador fisiológico do equilíbrio hídrico no corpo humano. Assinale a alternativa correta.
A) A redução na ingestão de água aumenta a pressão osmótica do sangue. O ADH atua nos rins, aumentando a reabsorção de água e diminuindo a pressão osmótica do sangue.
B) O aumento na ingestão de água aumenta a pressão osmótica do sangue. O ADH atua nos rins, aumentando a reabsorção de água e diminuindo a pressão osmótica do sangue.
C) A redução na ingestão de água diminui a pressão osmótica do sangue. O ADH atua nos rins, aumentando a reabsorção de água e aumentando a pressão osmótica do sangue.
D) O aumento na ingestão de água diminui a pressão osmótica do sangue. O ADH atua nos rins, diminuindo a reabsorção de água e aumentando a pressão osmótica do sangue.

03) O estudo do desenvolvimento embrionário é importante para se entender a evolução dos animais. Observe as imagens abaixo.

Assinale a alternativa correta.
A) O animal A apresenta simetria bilateral e é celomado.
B) O animal B apresenta simetria radial e é celomado.
C) O animal A apresenta simetria radial e é acelomado.
D) O animal B apresenta simetria bilateral e é acelomado.

04) Campinas viveu no verão deste ano a maior epidemia de dengue da sua história e situação semelhante foi observada em outras cidades brasileiras. Indique o vetor dessa virose, onde ele se reproduz e a situação de temperatura que influencia sua reprodução.
A) O vetor do vírus da dengue é o Aedes aegypti. Suas fases imaturas desenvolvem-se no solo e há diminuição na sua reprodução em temperaturas abaixo de 17º C.
B) O vetor do vírus da dengue é o Culex quiquefasciatus. Suas fases imaturas desenvolvem-se na água suja e há aumento na sua reprodução em temperaturas abaixo de 17º C.
C) O vetor do vírus da dengue é o Aedes aegypti. Suas fases imaturas desenvolvem-se na água limpa e há diminuição na sua reprodução em temperaturas abaixo de 17º C.
D) O vetor do vírus da dengue é o Culex quiquefasciatus. Sua reprodução se dá no solo e sofre aumento em temperaturas abaixo de 17º C.

05) São estruturas encontradas em vegetais:
A) parede celular, grana, arquêntero, mitocôndria, DNA.
B) mitocôndria, vacúolo, tilacoide, vasos, cromossomo.
C) mitocôndria, carioteca, axônio, núcleo, estroma.
D) dendrito, cloroplasto, DNA, endométrio, estômato.

Resolução:
01) A condução de água (e de minerais, formando a chamada seiva bruta) ocorre pelos vasos do xilema. Já a transpiração vegetal ocorre, principalmente, pelos estômatos e em menor escala pela cutícula foliar.
Resp.: D

02) Quando ocorre um déficit na ingestão de água, o sangue fica mais concentrado (tem sua pressão osmótica aumentada). Ocorre, então, liberação do hormônio antidiurético (ADH) pela hipófise, o qual age nos túbulos renais estimulando a reabsorção de água (reduz a diurese) e, consequentemente, a pressão osmótica do sangue reduz.
Resp.: A

03) O animal A pertence ao filo Cnidaria, um animal diblástico, acelomado e com simetria radial. O animal B pertence ao filo Chordata; é triblástico, celomado e possui simetria bilateral.
Resp.: C

04) A dengue é uma doença transmitida ao homem pela picada do mosquito Aedes aegypti, cujas formas larvais desenvolvem-se na água e têm a reprodução reduzida quando a temperatura da água é inferior a 17ºC.
Resp.: C

05) O arquêntero é uma cavidade que ocorre na fase de gástrula do desenvolvimento embrionário de certos animais e que dará origem ao intestino do animal.
O axônio é o maior prolongamento do neurônio, por onde ocorre passagem do impulso nervoso.
O dendrito é uma ramificação do neurônio, envolvido com a percepção de estímulos.
O endométrio é a camada mais interna do útero.
Resp.: B

Veja também:
PUC Campinas 2017-2 comentada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *