Questão comentada sobre histologia vegetal e aguapé, da UFMT

(UFMT) As baías pantaneiras são povoadas por muitas macrófitas dentre as quais os “aguapés” (Eicchornia sp.), que se destacam
por abundante ocorrência. Esse vegetal é adaptado para flutuar em ambiente inundável por possuir

A) esclerênquima.
B) aerênquima.
C) colênquima.
D) parênquima paliçádico.
E) parênquima lacunoso.

RESOLUÇÃO:
A questão aborda as adaptações anatômicas das plantas aquáticas, especialmente dos aguapés (Eichhornia sp.), que apresentam estruturas especializadas para viver em ambientes alagados.
O aerênquima (parênquima aerífero) é um tecido vegetal caracterizado pela presença de grandes espaços intercelulares preenchidos por gases. Esses espaços contribuem para a flutuação da planta, reduzindo sua densidade média, além de favorecerem o transporte e a circulação interna de gases, especialmente oxigênio, entre diferentes órgãos vegetais.
Nos aguapés, o aerênquima é particularmente desenvolvido nos pecíolos foliares, que apresentam regiões dilatadas e esponjosas, permitindo que as folhas permaneçam na superfície da água.
Resp.: B

VEJA TAMBÉM:
– Questão comentada sobre histologia vegetal, da UFMS 2024

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*