Questão resolvida sobre soro imunológico, do Enem

(Enem) Quando o corpo humano é invadido por elementos estranhos, o sistema imunológico reage. No entanto, muitas vezes o ataque é tão rápido que pode levar a pessoa à morte. A vacinação permite ao organismo preparar sua defesa com antecedência. Mas, se existe suspeita de mal já instalado, é recomendável o uso do soro, que combate de imediato os elementos estranhos, enquanto o sistema imunológico se mobiliza para entrar em ação.
Considerando essas informações, o soro específico deve ser usado quando
A) um idoso deseja se proteger contra gripe.
B) uma criança for picada por cobra peçonhenta.
C) um bebê deve ser imunizado contra poliomielite.
D) uma cidade quer prevenir uma epidemia de sarampo.
E) uma pessoa vai viajar para região onde existe febre amarela.

 

RESOLUÇÃO:
O soro imunológico é constituído por anticorpos (produzido por um outro animal, como o cavalo) e deverá ser introduzido em uma pessoa quando ela recebeu um antígeno de alta toxidade (ex.: veneno de uma serpente) e não se pode esperar que o sistema imunológico produza anticorpos para neutralizá-lo. O soro imunológico tem ação curativa.
Resp.: B

VEJA TAMBÉM:
Questão discursiva resolvida sobre soro e vacina, da Fuvest

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *