Fuvest 2026 cobra questão sobre cladística. Confira.

(FUVEST/2026) Aristóteles produziu aquela que é considerada a primeira classificação dos organismos vivos, no mundo ocidental. Nela,
considerou principalmente a existência de características compartilhadas para dividir os seres vivos em distintas categorias. Atualmente, a classificação dos seres vivos pauta-se no paradigma da Escola Filogenética (cladística). Tal escola

A) também realiza a análise de características compartilhadas entre os diferentes grupos de organismos, buscando identificar ancestrais comuns e relações de parentesco entre eles.
B) busca as diferenças entre os grupos de seres vivos, agrupando-os exclusivamente com base nessas diferenças, desconsiderando características compartilhadas.
C) abandona os princípios aristotélicos e adota ideias que propõem que os seres vivos evoluem com o passar do tempo, tornando-se sempre melhores que as gerações anteriores.
D) determina que os seres vivos se adaptam às condições do meio em que vivem e produzem descendentes portadores dessas adaptações, de forma sucessiva.
E) considera que características compartilhadas surgem apenas por convergência adaptativa, ou seja, organismos de linhagens diferentes, em um mesmo ambiente, podem desenvolver características comuns.

RESOLUÇÃO:
A Sistemática Filogenética (ou Cladística), proposta por Willi Hennig, é o método atual utilizado para classificar os seres vivos. Ela se baseia fundamentalmente na história evolutiva das espécies. A cladística busca por características específicas chamadas sinapomorfias (caracteres derivados compartilhados). A presença dessas características em diferentes grupos indica que eles as herdaram de um ancestral comum exclusivo. O objetivo final é montar “árvores genealógicas” (cladogramas) que mostrem as hipóteses de parentesco evolutivo (filogenia) entre os grupos, e não apenas agrupá-los por semelhança física superficial.
Resp.: A

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*