(UFRGS/2013) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes a alterações do equilíbrio ambiental.
( ) A borracha, o plástico e o isopor são exemplos de materiais não biodegradáveis.
( ) Os lixões a céu aberto são responsáveis pela proliferação de animais que causam doenças, como a leptospirose.
( ) Nos aterros sanitários, o lixo contamina o solo.
( ) As pilhas e baterias são ricas em metais pesados e devem ser recolhidas e depositadas em aterros sanitários.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
A) V – F – V – V.
B) F – F – V – F.
C) F – V – F – V.
D) V – V – V – F.
E) V – V – F – F.
RESOLUÇÃO:
(V) Esses materiais são sintéticos e os decompositores (bactérias e fungos) não possuem as enzimas necessárias para degradá-los rapidamente. Eles podem permanecer no ambiente por centenas de anos.
(V) O acúmulo de lixo exposto atrai vetores como moscas, baratas e, principalmente, ratos, em cuja urina encontra-se, por exemplo, a bactéria da leptospirose.
(F) Esta é a principal diferença entre um “lixão” e um “aterro sanitário”. O aterro sanitário é uma obra de engenharia onde o solo é impermeabilizado (com mantas de PVC e argila) justamente para evitar que o chorume (líquido tóxico do lixo) contamine o solo e o lençol freático. O chorume é coletado e tratado.
(F) Embora sejam ricas em metais pesados (como chumbo, cádmio e mercúrio), elas não devem ir para aterros sanitários comuns (lixo doméstico). Elas devem passar por um processo de logística reversa, ou seja, devem ser devolvidas aos fabricantes ou postos de coleta específicos para reciclagem ou descarte especial, evitando a contaminação ambiental.
Resp.: E
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre problemas ambientais, do IFPE
– Resolução da questão sobre lixão, do Enem
Seja o primeiro a comentar