Questão comentada sobre síndrome da secreção inapropriada do hormônio antidiurético

(Unichristus/2024) A síndrome da secreção inapropriada do hormônio antidiurético (SIADH) é uma doença em que a eliminação de água é parcialmente prejudicada em função da incapacidade de suprimir a secreção de ADH. Em alguns casos, o volume de urina por dia não excede 1 L, apesar de a ingesta de água estar muito acima desse valor. A regulação do ADH está prejudicada na SIADH, e os estudos iniciais sugerem que a secreção de ADH ocorre de forma independente da osmolalidade plasmática.
Disponível em: https://www.medicinanet.com.br.
Acesso em: 17 set. 2023 (adaptado).

A síndrome descrita no texto surge quando há

A) excesso de secreção do ADH pela hipófise.
B) excesso de produção do ADH pelas adrenais.
C) deficiência de secreção do ADH pela hipófise.
D) deficiência de secreção do ADH pelas adrenais.
E) deficiência de produção do ADH pelas adrenais.

RESOLUÇÃO:
O hormônio anti-diurético (ADH), produzido pela hipófise posterior (neuro-hipófise), tem a função estimular a reabsorção de água nos néfrons (faz com que a água que está nos túbulos renais volte para a corrente sanguínea), o que provoca uma redução na quantidade de urina excretada.
Resp.: A

VEJA TAMBÉM:
Resumão sobre sistema excretor humano. 
Questão resolvida sobre sistema urinário, da Cesmac 2014-2

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*