Questão resolvida envolvendo ciclo reprodutivo em alga, da Unicamp

(Unicamp/2009) Nos Jogos Olímpicos de Pequim, pouco antes do início das regatas, ocorreu grande proliferação de uma alga verde do gênero Enteromorpha na região costeira, levando à necessidade de sua retirada antes das competições. Essa alga apresenta ciclo de vida com alternância de gerações (abaixo esquematizado), no qual ocorrem indivíduos adultos haploides e diploides.

A) Os diplóides são chamados esporófitos e os haplóides são denominados gametófitos. Indique o número da figura que corresponde a cada um desses indivíduos e explique como cada um deles é originado.

B) Que vantagens resultam do fato de a alga apresentar geração gametofítica e geração esporofítica?

RESOLUÇÃO:
A) Os esporófitos (diploides) correspondem ao número 5, e os gametófitos (haploides) são indicados pelo número 1. A geração gametofítica, originada por indivíduos haploides, é produzida por meiose espórica. A geração esporofítica é produzida a partir do zigoto (diploide) formado pela união dos gametas (haploides).

B) No esporófito ocorre a meiose, o que contribui para aumento da variabilidade genética dos gametófitos formados. Estes produzem gametas que, com a fecundação, ampliarão a diversidade genética na formação dos esporófitos.
A geração esporofítica produz grande quantidade de esporos, possibilitando uma grande dispersão da população e consequente ocupação de vários ambientes.

VEJA TAMBÉM: 
Resumo sobre briófitas para vestibulares e Enem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.