(UFRN) O estômago dos ruminantes é um ambiente formado por quatro câmaras, sendo a primeira o rúmen, ou pança, e a quarta o abomaso, ou coagulador. Na primeira, vivem microrganismos que digerem a celulose. E, no abomaso, onde ocorre a digestão enzimática, vive uma espécie de parasito que se alimenta de sangue.
Considerando-se o ambiente descrito, é correto afirmar:
A) A digestão de celulose está relacionada ao nicho ecológico dos microrganismos.
B) A população biológica do rúmen é constituída por várias espécies de microrganismos.
C) A ingestão de sangue pelos parasitos corresponde ao seu biótopo no abomaso.
D) A biocenose do abomaso é constituída pela espécie de parasito que ingere sangue.
RESOLUÇÃO:
A) Correta. O nicho ecológico corresponde ao papel funcional de um organismo no ecossistema. Os microrganismos do rúmen têm como função (nicho) a digestão da celulose, que o animal não conseguiria degradar sozinho.
B) Incorreta.O termo “população” refere-se a indivíduos de uma única espécie. Um conjunto de várias espécies, como os diferentes microrganismos do rúmen, constitui uma comunidade (ou biocenose), e não uma população.
C) Incorreta. A ingestão de sangue é um hábito alimentar, uma parte do nicho ecológico do parasito. O biótopo seria o ambiente físico onde ele vive, ou seja, o próprio abomaso. A alternativa confunde o conceito de nicho (o que faz) com o de biótopo (onde vive).
D) Incorreta. Biocenose é o conjunto de várias populações que vivem em um mesmo ambiente. Não pode ser reduzida a uma única espécie.
Resp.: A
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre conceitos básicos em ecologia, da Fuvest
– Resolução da questão sobre conceitos em ecologia, da UFPR
– Questão comentada sobre conceitos ecológicos envolvendo manges, do Censupeg 2025-2
Seja o primeiro a comentar