Questão resolvida sobre osmose, da UFT.

Questão comentada sobre osmose, do vestibular 2011.2 da UFT.

(UFT/2011.2) As membranas biológicas são estruturas dinâmicas e desempenham suas funções vitais, permitindo que as células interajam umas com as outras e com as moléculas de seu ambiente. Sobre a membrana celular é INCORRETO afirmar que:
A) Apresenta uma constituição fundamentalmente lipoprotéica, ou seja, formada por fosfolipídios e proteínas.
B) Na membrana plasmática, as proteínas inseridas na bicamada fosfolipídica, integrais ou periféricas, desempenham diferentes funções tais como o transporte de substâncias, recepção de sinais e reconhecimento celular.
C) Diferentes substâncias podem atravessar as membranas biológicas por transporte passivo, sem gasto energético, e por transporte ativo, com aporte energético.
D) A osmose é um caso especial de transporte passivo, onde o soluto se difunde através da membrana semipermeável das células se deslocando de um meio hipertônico para um meio hipotônico.
E) É por meio da exocitose que certos tipos de células eliminam os restos da digestão intracelular.

Resolução:
A osmose é uma modalidade de transporte passivo em que há passagem de SOLVENTE do meio mais rico em solvente (meio hipotônico) para o meio com menos solvente (meio hipertônico), buscando deixar os dois meios isotônicos.
Resp.: D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *