Questão resolvida sobre saneamento básico, da Faceres

(Faceres/2016-2) A Lei Federal nº 11.445/2007 estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico, definindo-o como o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo de águas pluviais. A respeito do saneamento básico, analise as afirmativas a seguir:
I. A falta de abastecimento de água potável à população favorece a transmissão de doenças como esquistossomose, malária e ascaridíase.
II. A eutroficação é uma das consequências da falta de esgotamento sanitário e do lançamento de esgoto doméstico sem tratamento no corpo d’água.
III. O descarte de esgoto industrial quente em corpos d’água contribui para a redução da concentração de gás oxigênio, podendo levar a morte organismos aeróbios que vivem no local.
IV. A limpeza urbana e o manejo de resíduos sólidos adequados garantem a seguridade ambiental e a qualidade de vida.
V. A drenagem e o manejo de águas pluviais causam apenas os transtornos das enchentes e alagamentos, sem promoverem degradação ambiental ou perda da qualidade de vida.
São afirmativas verdadeiras:
A) I e III.
B) I, II e V.
C) II, III e V.
D) II, III e IV.
E) I, II, III, IV e V.

RESOLUÇÃO:
I. Falsa. A transmissão da malária ocorre através da picada do mosquito Anopheles.
II. Verdadeira.
III. Verdadeira (importante lembrar que a solubilidade do gás O2 em água é inversamente proporcional à temperatura).
IV. Verdadeira.
V. Falsa. A drenagem e o manejo de águas pluviais contribuem para mitigação das enchentes (inundações), bem como contribuem para redução da degradação ambiental e melhoria da qualidade de vida da população.
Resp.: D

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre parasitoses de contaminação feco-oral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *