Questão resolvida sobre AIDS, da UFMS

(UFMS/2018) Em relação à doença conhecida no Brasil por AIDS, causada pelo vírus HIV, é correto afirmar que:
A) o vírus HIV pode ser transmitido por relações sexuais sem uso de preservativo, contato com suor, lágrimas e outras secreções do corpo.
B) durante a gestação, a mãe diagnosticada como soropositiva para HIV não pode fazer uso dos medicamentos retrovirais, pois estes podem causar malformações no embrião ou feto.
C) nos próximos anos, teremos vacinas anti-HIV com alta taxa de eficácia, tendo em vista que o vírus apresenta uma pequena taxa de mutação.
D) usualmente, o HIV não apresenta sintomas de sua presença logo que se instala no organismo, podendo permanecer assintomático por cerca de até 10 anos, período durante o qual não ocorre transmissão do vírus.
E) essa síndrome se caracteriza por um conjunto de infecções oportunistas que surgem devido à queda da imunidade, ocasionada principalmente pela redução no número de linfócitos T auxiliadores, que são destruídos pelo HIV.

RESOLUÇÃO:
A SIDA (Aids) é uma doença causada pelo vírus HIV, um retrovírus que afeta células do sistema imunitário provocando, assim, uma imunodeficiência na pessoa afetada.
O vírus é transmitido por meio de relações sexuais com parceiro(a) contaminado(a), por meio de transfusão sanguínea, através do uso de objetos cortantes/perfurantes contaminados e, ainda de mãe para filho(a) por meio da placenta, durante o parto e até via amamentação.
Suor, lágrima, urina e saliva são considerados fluidos não infectantes.
Resp.: E

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre doenças e formas de transmissão, da UFSM 2015

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.