(IFTM) A foto abaixo foi tirada de um tecido vegetal de uma aroeira que apresentava, como características marcantes, núcleo volumoso, paredes celulares delgadas e elevada quantidade de células em divisão celular.

É mas provável que esse tecido tenha sido retirado:
A) do súber presente no tronco.
B) do esclerênquima de galhos.
C) da epiderme de uma folha.
D) da região subapical da raiz.
E) dos traqueídes condutores de seiva.
RESOLUÇÃO:
Algumas características percebidas na imagem (foto) fornecida:
Células com núcleo volumoso: Células com núcleos grandes em proporção ao citoplasma são tipicamente jovens e/ou metabolicamente muito ativas.
Células com paredes celulares delgadas: Paredes celulares finas, constituídas apenas pela parede primária, são características de células jovens que ainda precisam crescer e se dividir. Células especializadas em sustentação ou proteção geralmente têm paredes secundárias espessas.
Elevada quantidade de células em divisão celular (mitose): A imagem mostra claramente várias células em diferentes fases da mitose (cromossomos visíveis e organizados). Esta é a característica mais importante, pois indica que o tecido está em intensa proliferação, ou seja, é uma região de crescimento ativo.
A região subterminal da raiz é constituída por meristema primário, um tecido cujas células apresentam as características supracitadas.
Resp.: D
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre tecidos vegetais, da UCS 2019
– Resolução da questão sobre tecidos vegetais, da UFMG
– Questão comentada sobre tecidos vegetais, da UPF
Seja o primeiro a comentar