Questões

Questão resolvida sobre enzimas ciclo do HIV, da Famesc 2023

(Famesc/2023) Estudos mostraram a eficácia de um novo tratamento para a prevenção da infecção por HIV. A proposta é um medicamento, injetável e de longa duração, que consiste em uma combinação de dois antirretrovirais, substituindo as terapias atuais de uso de comprimidos diários. A rilpivirina, um dos antirretrovirais usados nesse tratamento, age na primeira etapa de replicação viral na célula hospedeira.
Dessa forma, essa substância atua inibindo a atividade da seguinte enzima:

A) protease.
B) integrase.
C) polimerase.
D) transcriptase.

RESOLUÇÃO:
Inicialmente, é imprescindível saber que o HIV é um retrovírus, ou seja, seu material genético é composto de RNA e, para se replicar, ele precisa produzir um DNA (usando o RNA como molde) , que pode então ser integrado ao genoma da célula hospedeira.
A “primeira etapa de replicação viral na célula hospedeira”, mencionada na questão, é o processo chamado de transcrição reversa. Nele, a enzima viral transcriptase reversa usa o molde de RNA do vírus para sintetizar uma molécula de DNA. Este é o passo fundamental que permite ao vírus “escrever” seu código genético no DNA da célula infectada.
A rilpivirina é um antirretroviral da classe dos inibidores não-nucleosídeos da transcriptase reversa (ITRNN). Ela se liga diretamente à enzima transcriptase reversa e a inibe, impedindo a conversão do RNA viral em DNA. Sem a formação do DNA viral, o ciclo de replicação é interrompido logo no início.
Resp.: D

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre vírus HIV, da Unifor 2012
Resolução da questão sobre vacina contra HIV, do Enem 2009
Questão comentada sobre Aids, da UFMS 2018

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️