(Unifor/2012) A imagem revela a batalha entre o sistema imunológico e o vírus HIV. Considerando o contexto abaixo, responda corretamente.
A) A infecção pelo HIV e a produção de anticorpos anti-HIV no sangue pelo sistema de defesa do organismo em resposta ao HIV é constatada imediatamente após a exposição ao vírus.
B) A fase assintomática da AIDS ocorre com o frequente ataque do vírus às células de defesa que funcionam com menos eficiência até serem destruídas, e se caracteriza pela alta redução dos linfócitos T CD4.
C) Na fase avançada da AIDS, ocorre o aparecimento de doenças oportunistas, tais como candidíase oral ou de esôfago, tuberculose, sarcoma de Kaposi, toxoplasmose cerebral e pneumonia, entre outras.
D) O HIV possui DNA, e sua principal característica é a presença da enzima transcriptase reversa, que produz moléculas de RNA a partir do DNA que penetra no núcleo da célula, e recombina-se com o DNA celular.
E) O HIV é bastante resistente no meio externo, sendo ativado por uma variedade de agentes físicos (calor) e químicos (hipoclorito de sódio, glutaraldeído). As partículas virais dentro do corpo sobrevivem lutando contra nosso sistema de defesa.
RESOLUÇÃO:
No caso da infecção por HIV, ocorre destruição das células de defesa do corpo (linfócitos CD4) que vai perdendo a capacidade de neutralizar a invasão de outros corpos estranhos. Com o passar dos anos, a taxa de linfócitos fica muito reduzida e a carga viral aumenta muito. No estágio mais avançado da doença é comum a ocorrência de infecções oportunistas, como a candidíase, a tuberculose, a pneumonia, dentre outras.
Resp.: C
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre aids, da UFMS
Seja o primeiro a comentar