Questão resolvida sobre fases do desenvolvimento embrionário, da Multivix

(Multivix/2013) A figura abaixo representa uma das etapas de desenvolvimento embrionário encontrada em alguns animais. Considerando seus conhecimentos sobre o assunto e a análise da figura, assinale a alternativa INCORRETA:

A) Os blastômeros são formados a partir de uma mitose e seguem-se novas divisões, gerando uma fase correspondente à mórula.
B) O blastocisto apresenta um envoltório denominado trofoblasto, em cujo interior encontra-se um grupo de células, a massa celular interna.
C) O trofoblasto permite a instalação do embrião no endométrio, enquanto a massa celular gera o embrião propriamente dito.
D) Na fecundação, o núcleo do espermatozóide funde-se com o óvulo para formar o zigoto, que assim constitui a célula diplóide.
E) A complexidade do processo de crescimento do embrião impõe a diferenciação das células, processo este que ocorre na fase de mórula.

RESOLUÇÃO:
A célula originada da fecundação do ovócito II pelo espermatozoide é o zigoto que, por meio de mitoses, dará origem ao embrião.
As primeiras mitoses levam à formação de um maciço celular, denominado mórula, que se caracteriza pela ocorrência de células indiferenciadas (são células tronco totipotentes = podem originar todos os tipos celulares do embrião).
Com a evolução do desenvolvimento embrionário, chega-se à fase de blástula (blastocisto), que se caracteriza por uma camada celular externa (trofoblasto) e por uma massa celular interna, o embrioblasto (que dará origem ao embrião).
Resp.: E

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida envolvendo desenvolvimento embrionário, da UFG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.