(Afya) A inversão térmica é um problema ambiental urbano ocasionado pela retenção de ar frio próxima à superfície das cidades, evitando que os poluentes se dispersem na atmosfera, o que deixa o espaço geográfico com uma aparência mais “cinzenta”. […]
Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/
geografia/inversao-termica.htm>. Acesso em: 05 set. 2019. (Fragmento)
A ocorrência desse fenômeno é considerada natural, porém os seus efeitos podem se agravar em razão da(o)
A) aumento da emissão de gases poluentes.
B) intensificação de processos fotossintéticos.
C) redução do ritmo respiratório dos seres vivos.
D) elevação da temperatura nos centros urbanos.
E) diminuição do volume de água nos reservatórios.
RESOLUÇÃO:
A inversão térmica é um fenômeno natural que ocorre quando uma camada de ar frio fica presa sob uma camada de ar quente, impedindo a circulação normal do ar. Isso faz com que poluentes e partículas fiquem retidos perto da superfície, contribuindo para a degradação da qualidade do ar, especialmente em áreas urbanas.
Dentre as opções apresentadas, a que se relaciona diretamente ao agravamento dos efeitos da inversão térmica é o aumento da emissão de gases poluentes (A). Esse aumento contribui significativamente para a concentração de poluentes na atmosfera, intensificando os problemas de qualidade do ar durante os períodos de inversão térmica. Isso ocorre porque a inversão térmica impede que esses poluentes se dispersem, fazendo com que permaneçam próximos à superfície, onde as pessoas vivem e respiram, o que pode levar a uma série de problemas de saúde pública, além de contribuir para a aparência mais “cinzenta” das cidades mencionada no texto.
Resp.: A
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre problemas ambientais, da São Lucas
– Suprema 2017-2 – prova de biologia resolvida
– Faceres 2014-2 – prova de biologia resolvida
Seja o primeiro a comentar