Questão resolvida sobre sistema nervoso, da Unifeso

(Unifeso/2023) Estudos mostram que pacientes com diagnóstico de morte encefálica apresentaram contrações da musculatura esquelética, a exemplo dos movimentos conhecidos como “sinal de Lázaro”, em que o paciente subitamente levanta ambos os braços e os deixa cair sobre o peito, podendo haver também flexão do tronco.
A ocorrência desse reflexo é possível por ele ser mediado pela seguinte estrutura do sistema nervoso:

A) cerebelo.
B) cérebro.
C) medula.
D) bulbo.

RESOLUÇÃO:
A morte encefálica é definida como a perda completa e irreversível das funções do cérebro e do tronco encefálico (que inclui o bulbo e o cerebelo). Isso significa que não há mais atividade cerebral superior, controle da respiração ou outras funções vitais mediadas por essas estruturas.
O “sinal de Lázaro” e outros movimentos reflexos observados em pacientes com morte encefálica são possíveis porque eles são reflexos espinhais. Isso significa que o arco reflexo (o caminho que o impulso nervoso percorre) ocorre exclusivamente ao nível da medula espinhal, sem a necessidade de envolvimento do cérebro ou de outras partes do encéfalo.
O estímulo (que pode ser tátil ou até mesmo a redução de oxigênio nos tecidos) gera um impulso nervoso que viaja até a medula espinhal e, de lá, a resposta motora é enviada diretamente para os músculos, causando a contração e o movimento. Como a medula espinhal pode permanecer funcional por um curto período após a morte encefálica, esses reflexos podem ocorrer.
Resp.: C

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre sistema nervoso humano, da UECE 2024-2
Resolução da questão sobre sistema nervoso autônomo, da UCS 2022

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*