Questão resolvida sobre teníase e cisticercose, da Unicamp

(Unicamp) A teníase e a cisticercose são doenças parasitárias que ainda preocupam as entidades sanitaristas. São medidas que controlam a incidência de casos dessas parasitoses: lavar bem os alimentos e tomar água fervida ou filtrada, para evitar a

A) ingestão de ovos dos platelmintos causadores dessas doenças; e controlar as populações de caramujos, que são hospedeiros intermediários dos platelmintos.
B) ingestão de ovos dos nematelmintos, além de cozinhar bem as carnes de porco e de boi, ambos portadores desses nematelmintos.
C) ingestão de cisticercos; e controlar a população de insetos vetores, como o barbeiro, que transmite os ovos do parasita ao picar o homem.
D) ingestão de ovos do parasita; e cozinhar adequadamente as carnes de porco e de boi para evitar a ingestão de cisticercos.

RESOLUÇÃO:

As medidas citadas servem para prevenir a cisticercose, visto que essa doença é adquirida pela ingestão de ovos de Taenia solium (platelminto da Classe Cestoda) , em água ou alimentos contaminados.
A teníase é adquirida pela ingestão de carne suína ou bovina, contaminada com cisticercos.
Resp.: D

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre teníase e cisticercose, da UFES

 

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *