Questões discursivas comentadas sobre algas

01) (UFJF-PISM/2015) Dentro do reino Protista, há um grupo formado por organismos fotossintetizantes, comumente denominados de
ALGAS, que colonizam diversos habitats aquáticos, como mar, lagoas, rios e lagos. Esses organismos possuem grande importância ecológica, principalmente pela grande atuação no ciclo do carbono.
A) Cite dois filos de algas que utilizem amido como polissacarídeo de reserva.

B) Em um álbum de 1994, Jorge Benjor canta a música Spyrogyra Story, que contém os seguintes versos:
Espirogiro é Spirogyra, é Spirogyra
É um bichinho bonito e verdinho que dá na água
Que Plâncton é esse?
É o Espirogiro é o Spirogyra”
Spyrogyra é um gênero bem conhecido de alga verde filamentosa, não um “bichinho”, pois, dentre outros caracteres, possui o pigmento citado na música. Qual o nome do pigmento e em qual organela celular ele se encontra?

C) O que é Maré Vermelha e o que a mesma acarreta ao meio ambiente?

02) (Udesc) O artigo Algas que movem motores publicado na revista Super Interessante, edição 256 de setembro de 2008, registra que as microalgas de águas salinas do Nordeste brasileiro estão sendo estudadas como possíveis biocombustíveis. … as microalgas que nem sequer são visíveis a olho nu, quando coletadas e tratadas, podem gerar biodiesel com alta produtividade . Com base na informação acima:

A) Descreva as três principais características das algas.

B) Qual é o papel ecológico das algas?

C) Cite duas outras matérias-primas utilizadas na produção de biocombustíveis.

03) (FUVEST/2020) Ao investigarem as razões para um evento de maré vermelha que ocorreu em uma região costeira do Brasil, os cientistas e técnicos encontraram uma relação entre a pluviosidade na área, o tratamento e destino de esgotos domésticos nos municípios vizinhos e a abundância de algumas espécies de microalgas com toxinas (nocivas à saúde humana) do grupo dos dinoflagelados, segundo o gráfico abaixo.

A) Qual é o mês de ocorrência da maré vermelha?
B) Como esse aumento da concentração de dinoflagelados chega na dieta de uma pessoa e como ela pode evitar uma intoxicação?
C) Pelo demonstrado no gráfico, qual a razão para o rápido aumento na abundância de dinoflagelados no evento de maré vermelha? E para seu rápido declínio?

04) (UEMA/2020) No mês de março de 2019, uma grande quantidade de algas pardas mudou, mais uma vez, o cenário das praias de São Luís, formando um tapete quilométrico sobre a areia. No litoral maranhense, esse fenômeno já havia sido noticiado em meses de abril e de maio de 2015, indicando a primeira ocorrência acidental dessas algas que não fazem parte da flora local. Fenômenos como estes já haviam sido observados nos mares do Caribe, descritos como Mar de Sargassum, onde as macroalgas se desprendem de seu substrato, podendo flutuar e serem levadas pelas correntes marítimas por quilômetros de distância de seu ambiente original, devido à presença de flutuadores em seus talos.

Explique dois possíveis danos ambientais que essas algas pardas podem causar, caso se fixem e se desenvolvam nas praias maranhenses.

RESOLUÇÃO:
01) 
A) Pirrófitas / Clorófitas
B) O pigmento é a clorofila, localizada dentro do cloroplasto.
C) Maré vermelha é o nome dado ao fenômeno em que  a água do mar, próxima ao litoral,  fica colorida de tons marrom-avermelhados devido à multiplicação exagerada de dinoflagelados. As substâncias tóxicas liberadas causam a morte de peixes e outros animais marinhos,
podendo até mesmo intoxicar seres humanos.

02)
A) São organismos autótrofos, fotossintizantes e que não possuem o corpo organizado em tecidos (são talófitas).
B) As algas são organismos produtores, a maioria, em ecossistemas aquáticos.
C) Como matérias-primas usadas na produção de biocombustíveis poderiam ser citadas: cana-de-açúcar; milho; dendê; mamona; pinhão-manso…. .

03) 
A) Mês de março (maior abundância de dinoflagelados).
B) Estes dinoflagelados chegam à dieta de uma pessoa através da cadeia alimentar. Para evitar uma intoxicação, as pessoas devem evitar a ingestão de frutos do  mar derivados de regiões com maré vermelha.
C) O rápido crescimento da população de dinoflagelados deve-se ao despejo de esgoto doméstico, rico em matéria orgânica. O declínio da população de dinoflagelados é decorrente da redução do índice pluviométrico e, consequentemente, de esgoto (o que reduz a quantidade de nutrientes na água).

04)
Como impactos ambientais que essas algas pardas podem causar, podem ser citados:
* Redução da atividade fotossintética de outras algas e de outros seres autotróficos, uma vez que essas algas crescem muito e formam uma cobertura na água;
* A morte das algas contribui para aumento da matéria orgânica no ambiente, além de substâncias tóxicas, o que pode prejudicar a fauna e flora local.

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*