Sistema Reprodutor Feminino
O sistema reprodutor feminino, também chamado de aparelho reprodutor ou sistema genital feminino é o conjunto de órgãos responsável pelas funções ligadas à reprodução na mulher: produção de gametas femininos; local de cópula e posterior fecundação; implantação do embrião; produção de hormônios sexuais. Dentre os órgãos que compõem esse sistema, estão dois ovários, duas tubas uterinas, o útero, a vagina e a vulva (pudendo feminino).
Os ovários, localizados um em cada lado do útero, são estruturas de aproximadamente 3 cm responsáveis pela produção e maturação dos óvulos, gametas femininos, e também pela produção dos hormônios sexuais estrógeno e progesterona, imprescindíveis para a ocorrência do ciclo menstrual. Desse modo, também fazem parte do sistema endócrino, atuando como glândulas.
As tubas uterinas, também chamadas de ovidutos, são as estruturas responsáveis pela condução do óvulo ao útero. São musculosas e possuem movimentos ciliares e peristálticos que auxiliam a movimentação dos gametas. Vale ressaltar que também atuam no transporte dos espermatozoides, gametas masculinos, sendo o local onde normalmente ocorre a fecundação.
O útero é um órgão ímpar e oco, que se localiza entre a bexiga e o reto, e tem a função de fixar o embrião para que ocorra seu desenvolvimento, processo chamado de nidação; além de ser trajeto para os gametas masculinos. É um órgão com grande capacidade elástica para acomodar o bebê durante a gestação. No ciclo menstrual, prepara-se para receber o embrião e, caso não ocorra a fecundação, sua camada interna, chamada endométrio, sofre descamação, o que é o fenômeno da menstruação.
A vagina é a estrutura responsável por receber o pênis durante a relação sexual, além de ser o local por onde o fluxo menstrual é expelido e por onde o bebê sai no parto normal. É um órgão de pH ácido, que atua na proteção do organismo feminino; além disso, possui uma membrana chamada hímen, que circunda a abertura da vagina para o meio externo.
Por fim, a vulva (pudendo feminino; genitália externa) é um conjunto de estruturas externas, composto pelos grandes e pequenos lábios, estruturas responsáveis pela proteção da abertura vaginal; pelo clitóris, órgão homólogo ao pênis, que garante o estímulo sexual da mulher; além da abertura da uretra, por onde a urina é eliminada.
Desse modo, ao contrário do organismo masculino, em que há compartilhamento das estruturas pelos sistemas reprodutor e urinário, na mulher isto não ocorre, e um sistema não compartilha estruturas e órgãos com o outro.
Be the first to comment