Questão resolvida sobre plantas vasculares, da UFPI

(UFPI) As plantas são grupos basicamente terrestres, que conseguiram um número de características especializadas em virtude de sua adaptação à sua vida na Terra. Essas características são mais bem desenvolvidas entre as plantas vasculares, o grupo dominante. Sobre esse grupo de plantas, assinale somente a alternativa que contempla a afirmativa correta.
A) Presença de uma cutícula cerosa, com aberturas especializadas, representadas pelos ostíolos dos estômatos.
B) Presença de um eficiente sistema de condução, no qual o xilema transporta os produtos da fotossíntese para toda a planta e o floema, água e sais minerais.
C) O crescimento em espessura, resultante da atividade cambial presente em todas as angiospermas, é capaz de adicionar células indefinidas ao corpo da planta.
D) O gametófito (n), no seu ciclo reprodutivo, constitui a fase mais desenvolvida, representada pela planta completa, e o esporófito (n) constitui a fase menos desenvolvida, representada pelo tubo polínico e saco embrionário.
E) O gametófito, nessas plantas, nutre o esporófito, que depende nutricionalmente dele para o seu desenvolvimento.

RESOLUÇÃO:
A presença de uma cutícula bem desenvolvida reduz a perda de água para o meio, bem como a capacidade de fechamento dos estômatos em situações de escassez hídrica.
Nas plantas vasculares (pteridófitas, gimnospermas e angiospermas) o esporófito é a fase dominante do ciclo de vida.
Resp.: A

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre grupos de plantas, da Fuvest 2021
Questão resolvida sobre evolução das plantas, da Fuvest 

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*