FASA 2019 Itabuna – prova para medicina – parte 3

11)  Em I, II e III são apresentadas possíveis características da herança recessiva ligada ao cromossomo X. Analise-as.
I – Ausência de transmissão pai-filho.
II – Salto de gerações quando os genes são passados através de mulheres portadoras.
III – Preponderância de homens afetados.

Sobre o exposto, e CORRETO afirmar:
A) Apenas I apresenta característica verdadeira.
B) Apenas II e III apresentam características verdadeiras.
C) Apenas III apresenta característica verdadeira.
D) I, II e III apresentam características verdadeiras.

12) Considerando as diversas etapas da replicação viral, e CORRETO afirmar que a exposição do genoma para transcrição / tradução ocorre na fase de
A) adesão.
B) maturação.
C) desnudamento.
D) penetração.

13) Em I, II e III são apresentadas características de um endoparasita e do ciclo de contaminação referente à doença por ele causada. Analise-as.
I – O agente causador da doença tem corpo cilíndrico e alongado, apresenta sistema digestório; geralmente a fêmea é mais robusta que o macho.
II – No ciclo de contaminação, não há presença de hospedeiro intermediário.
III – Ao atravessarem a parede intestinal, as larvas irão se espalhar pelo corpo via corrente sanguínea.
Considerando as informações apresentadas, é CORRETO afirmar que a doença em questão é:
A) Teníase.
B) Ascaridíase.
C) Cisticercose.
D) Esquistossomose.

14) No dia 5 de novembro de 2015, o rompimento da barragem da mineradora Samarco inundou Bento Rodrigues, distrito de Mariana – MG. Cerca de 62 milhões de m3 de rejeitos de mineração atingiram várias regiões. Vamos considerar, para responder à questão, que a lama tóxica matou todas as espécies vegetais e animais da região.
A partir da aplicação dos conhecimentos sobre sucessão ecológica, é CORRETO afirmar que, no processo de restauração / recomposição da área devastada, os seres que devem aparecer primeiro são os
A) coprófagos e ornitófagos.
B) carnívoros de pequeno porte, como por exemplo os gatos.
C) detritívoros e planctófagos.
D) líquens e outros vegetais.

15) O tratamento imediato e eficiente das doenças sexualmente transmissíveis (DST) sintomáticas mais comuns (sífilis, corrimentos vaginais, herpes genital, uretrites agudas) depende, entre outros fatores, da velocidade de identificação dos sinais e sintomas.
As ações expostas em I, II, III e IV fazem referência ao assunto abordado. Analise-as.
I – Classificar (hierarquizar) os principais agentes causadores das DST sintomáticas e tornar pública essa informação.
II – Utilizar fluxogramas atualizados que auxiliem os profissionais de saúde a identificar as causas, sinais, sintomas das DST sintomáticas, bem como as etapas do tratamento.
III – Indicar o tratamento ou informar sobre as opções de tratamento das DST sintomáticas.
IV – Incluir a atenção / participação dos parceiros, o aconselhamento e a educação sobre a redução de risco, a adesão ao tratamento e o fornecimento e orientação para a utilização adequada de preservativos.

Partindo da premissa de que o sucesso no tratamento das DST sintomáticas deve ter, de maneira geral, a participação do paciente, dos profissionais de saúde e dos familiares, é CORRETO afirmar que:

A) Apenas I, II e IV apresentam ações importantes no tratamento das DST.
B) I, II, III e IV apresentam ações que, compartilhadas com paciente, profissionais de saúde e familiares, favorecem o tratamento das DST.
C) IV não apresenta uma ação importante no tratamento das DST sintomáticas, pois a educação sobre essas doenças deve fazer parte de programas de prevenção.
D) II não apresenta uma ação importante porque o doente pode não saber analisar/interpretar o fluxograma.

RESOLUÇÃO:
11) A herança ligada ao sexo é condicionada por um gene localizado no cromossomo X (na região sem correspondência com Y).
Como o gene localiza-se no cromossomo X, é sempre a mãe quem o transmite aos filhos (homens).
Se uma mulher for heterozigota para um gene recessivo ligado ao sexo (XDXd), ela poderá transmitir o gene para sua filha, que será portadora (XDXd). Essa filha poderá dar à luz a um filho afetado (XdY); ou seja, a doença pode saltar gerações.
Como o homem possui apenas 1 cromossomo X, basta uma cópia do gene para que o homem seja afetado, enquanto para que a mulher seja afetada são necessárias duas cópias. Assim, problemas condicionados por genes recessivos ligados ao sexo são mais frequentes em homens do que em mulheres.
Resp.: D

12) O desnudamento corresponde à etapa do processo de replicação viral em ocorre após a penetração do vírus. É a etapa do processo de replicação viral em que ocorre exposição do genoma para a transcrição / tradução.
Resp.: C

13) O enunciado diz que o verme tem corpo cilíndrico (um nematodo) e que no ciclo do parasita não há hospedeiro intermediário. Dentre as opções citadas, a ascaridíase é a doença em questão. Teníase, cisticercose e esquistossomose são doenças causadas por vermes achatados (platelmintos).
Resp.: B

14) Considerando que a lama tóxica matou todas as espécies de animais e de vegetais, e que o solo esteja com baixíssimo teor de matéria orgânica (não está claro no enunciado) ocorrerá um processo de sucessão primária, iniciando a colonização por líquens e outros organismos mais tolerantes às adversidades do meio. A questão deixa margem de dúvida sobre o tipo de sucessão e foi anulada pela banca elaboradora.

15) Todas as ações citadas, em conjunto com pacientes, parceiros(as) e agentes de saúde contribuem para uma maior eficácia do tratamento.
Resp.: B

Veja também:
FASA 2019 para medicina – parte 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *