Questão discursiva resolvida sobre coleta de folhas secas, da Unesp

(Unesp) Um pesquisador coletou folhas secas do solo de uma mata e as colocou em 50 sacos de tela de náilon, iguais entre si quanto ao tamanho e diâmetro da malha. Cada saco recebeu 100 g de folhas. Em seguida, distribuiu 25 desses sacos na superfície do solo em uma área de mata tratada experimentalmente com inseticidas e fungicidas. Os outros 25 sacos foram distribuídos em outra área da mata, não tratada com fungicidas ou inseticidas, e se constituíram no grupo controle. A cada semana, por cinco semanas consecutivas, o pesquisador recolhia cinco sacos de cada área, secava e pesava os fragmentos de folhas que restavam dentro dos mesmos.
Na figura, as curvas representam as mudanças observadas no peso seco do material remanescente nos sacos de náilon ao longo do experimento.

A) Que processo ecológico está relacionado à sucessiva fragmentação e à perda de peso do material vegetal colocado nos sacos de náilon observada durante o experimento?
B) Que curva deve representar a variação de peso nos restos vegetais do grupo controle? Justifique sua resposta.

RESOLUÇÃO:
A) A fragmentação e perda de peso do material foi decorrente da decomposição, realizada por fungos e por bactérias presentes no solo.

B) A curva 2, pois, com a decomposição, ocorre liberação de substâncias para o meio, como CO2 e água, ocasionando a perda de peso do material.

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre disponibilização de minerais para o meio, da FCMMG 2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.