Questão comentada sobre compostagem

Confira questão sobre compostagem

(Alfredo Nasser/2014) A compostagem consiste em transformar a parte orgânica do lixo em compostos, que podem servir de fertilizantes para o solo. Para realizar a compostagem, é necessário separar a matéria orgânica do resto do lixo. Por isto, em algumas cidades, as prefeituras têm feito a coleta seletiva, o que facilita o tratamento do lixo urbano e a reciclagem de certos materiais.
Sobre este tema indique a alternativa incorreta:
A) O principal objetivo da coleta seletiva é separar a matéria orgânica que se compõe facilmente (como resto de comida) da matéria inorgânica.
B) Os recipientes verde e amarelo são próprios para vidro e metal, respectivamente.
C) Plástico, metais, papeis e vidros são classificados como lixos recicláveis.
D) Os recipientes azul e vermelho são próprios para plástico e papel, respectivamente.
E) O lixo orgânico é todo resíduo de origem vegetal ou animal. Este tipo de lixo quando coletado separadamente pode ser utilizado para produção de adubo orgânico.

Resolução:
Na coleta seletiva busca-se separar o lixo orgânico (ex.: trapos de panos; papel toalha molhado; restos de comida; cascas de frutas…) do lixo inorgânico (metais, plásticos, vidros…).
Os plásticos devem ser colocados nos recipientes de cor vermelha, enquanto papel e papelão devem ser colocados nos frascos de cor azul. Vidros são colocados nos recipientes verdes e os metais nos recipientes amarelos.
Os resíduos orgânicos devem ser colocados nos recipientes de cor marrom (na maioria das vezes, inexistentes).
Resp.: D

Veja também:
Questão comentada sobre problemas ambientais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *