Questão discursiva sobre efeito de agentes mutagênicos na sequência de aminoácidos de uma proteína

(UERJ) Em um experimento, culturas de Escherichia coli foram tratadas com dois agentes mutagênicos que lesam o terceiro nucleotídeo do gene que codifica uma proteína da cadeia respiratória. O primeiro agente induz a troca da base adenina por guanina; o segundo promove a supressão da base adenina.
Foram selecionadas amostras de células tratadas com cada um dos agentes e isolados os genes modificados. Em seguida, as bases nitrogenadas desses genes foram sequenciadas, sendo identificadas as estruturas primárias das
proteínas que eles codificam.
O quadro a seguir resume os resultados encontrados:

Explique por que nas células tratadas com o agente 1 não houve alteração na sequência de aminoácidos, enquanto nas tratadas com o agente 2 ocorreram grandes modificações.

RESOLUÇÃO:
No primeiro caso, o novo códon formado codificou o mesmo aminoácido que o códon original codificava (o código genético é degenerado).
No segundo agente, com a supressão de uma base, todos os códons foram alterados a partir daquele ponto, o que deixou a sequência de aminoácidos da proteína codificada muito diferente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *