Questão resolvida sobre DNA, da Unicerrado

(Unicerrado/2019 – Medicina) Desde que a estrutura química do ácido desoxirribonucleico (DNA) e a sua função como material hereditário foram identificadas, os estudos sobre esta macromolécula continuaram revelando sua importância na transmissão das características genéticas. Sobre essa macromolécula, responda:
A) Quais são as unidades moleculares que a compõem e como essas unidades arranjam entre si para formarem o modelo de dupla hélice?

B) Durante a divisão celular, qual é o processo que a possibilita cumprir a sua função na transmissão das características hereditárias.

RESOLUÇÃO:
A) As unidades moleculares que formam a molécula de DNA são os nucleotídeos. Para a organização em dupla hélice da molécula, os nucleotídeos de um filamento unem-se a nucleotídeos do outro filamento da molécula de DNA, sempre com pares específicos: Adenina com timina (2 ligações de hidrogênio) e citosina com guanina (3 ligações de hidrogênio).

B) A duplicação do DNA, durante o período S da intérfase, possibilita ao DNA a sua função na transmissão das características hereditárias.

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre reparo do DNA, do Enem 2020 digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *