Questão resolvida sobre hormônios envolvidos na digestão, da Unec

(Unec – Caratinga/2019) Com a chegada de proteínas da dieta no estômago, a mucosa gástrica libera o hormônio (I), que estimula a produção de ácido clorídrico. À medida que o conteúdo ácido do estômago vai para o intestino delgado, o pH baixo desencadeia a secreção do hormônio (II) na corrente sanguínea que estimula o pâncreas a secretar (III). A digestão das proteínas prossegue agora no intestino delgado. A chegada de aminoácidos na parte superior do intestino delgado (duodeno) determina a liberação para o sangue do hormônio (IV), que estimula a secreção de (V). Os itens de I a V podem ser devidamente substituídos pela seguinte sequência:
A) Colecistocinina – gastrina – suco pancreático – secretina – bile.
B) Secretina – gastrina – bicarbonato – colecistocinina – suco pancreático.
C) Gastrina – colecistocinina – suco pancreático – secretina – suco entérico.
D) Gastrina – secretina – bicarbonato – colecistocinina – enzimas pancreáticas.

RESOLUÇÃO:
A chegada do alimento ao estômago estimula as células parietais a secretarem o hormônio gastrina, que estimula a produção de ácido clorídrico.
O quimo, de caráter ácido, liberado pelo estômago, estimula o duodeno a produzir secretina, que atua sobre o pâncreas, estimulando a liberação de suco pancreático (rico em bicarbonato, para redução da acidez).
A presença de aminoácidos (e de gorduras parcialmente digeridas) no duodeno estimula a liberação de colecistonina, que estimula a liberação de bile pela vesícula biliar e de enzimas digestivas pelo pâncreas.
Resp.: D

VEJA TAMBÉM:
–  Questão discursiva sobre digestão, da FUVEST.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *