Copie a tag abaixo e cole-a entre as tags de todas as páginas do seu site

Questão resolvida sobre hábito de lavar mãos com água e sabão para controle do novo coronavírus

(Unicamp/2021)  A partícula viral do novo coronavírus (SARS-CoV-2), conhecida como vírion, é constituída por poucas proteínas, uma fita de RNA e um envelope derivado de estruturas celulares, como membrana plasmática e organelas. A Organização Mundial de Saúde recomenda hábitos de higiene para prevenção da contaminação ao SARS-CoV-2, incluindo lavar com frequência as mãos com água e sabão.

(Adaptado de https://www.bbc.com/portuguese/geral-52096406.
Acessado em 25/07/2020.)

Considerando seus conhecimentos sobre vírus, assinale a alternativa que justifica a recomendação apresentada no texto.
A) As poucas proteínas que compõem o nucleocapsídeo são diluídas em contato com sabão e água, na qual existe pouca tensão superficial, e, portanto, a partícula viral não é capaz de infectar a célula humana.
B) O envelope viral é formado por lipídios, moléculas anfipáticas, que, em contato com sabão e água (moléculas apolar e polar respectivamente), têm sua estrutura rompida, inativando assim a partícula viral.
C) A fita de RNA é formada por nucleotídeos que contêm ribose, açúcar e fosfato, e, em contato com sabão e água, têm sua capacidade de integração ao DNA da célula humana bloqueada.
D) As organelas, constituídas por lipídios, carboidratos e proteínas, em contato com sabão e água, são clivadas e perdem a capacidade de produzir moléculas essenciais ao metabolismo viral.

RESOLUÇÃO:
A questão envolve um pouco de conhecimento de química (solubilidade de materiais) para respondê-la. O envelope viral é constituído por lipídios (fosfolipídios) com caráter anfifílico ( há uma região com afinidade por moléculas polares e uma região com afinidade com moléculas apolares). A água e o sabão agem exatamente neste ponto; o sabão liga-se à extremidade apolar do lipídio, enquanto a água liga-se à extremidade polar, desestruturando o lipídio constituinte do envelope viral.
Resp.: B

0 comments… add one

Leave a Comment

Pular para a barra de ferramentas