Questão resolvida sobre zika vírus, da UFSC 2022

(UFSC/2022) Pesquisa realizada pelo Centro de Estudo sobre o Genoma Humano e Células-Tronco (CEGH-CEL) da USP mostrou que o vírus zika é capaz de combater tumores avançados no sistema nervoso central (SNC). O estudo foi feito com cães e os resultados foram publicados na revista científica Molecular Therapy. Quando os cientistas iniciaram os estudos com o zika, eles descobriram que o vírus tem um tropismo para células cerebrais de bebês em gestação, as células progenitoras neurais, que mais tarde vão originar neurônios. Tropismo é a propensão que um vírus tem de infectar determinado tipo de célula ou tecido. Como existem tumores cerebrais que são ricos em células progenitoras, surgiu a ideia de testar o vírus zika em cães com tumores no SNC.
Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-biologicas/zika-trata-caes-com-cancer-no-sistema-nervoso-central.
Acesso em: 15 out. 2021.

Sobre o assunto do texto acima, é correto afirmar que:
01. as células do SNC são mais suscetíveis ao ataque do vírus zika em função da ausência de fosfolipídios em sua membrana celular.
02. vírus diferentes, como aqueles que ocasionam a gripe, possuem tropismo para diferentes tipos de células ou de tecidos.
04. os mecanismos de transcrição e de tradução na síntese proteica que ocorre dentro dos vírus são semelhantes àqueles que ocorrem em células procarióticas.
08. vírus são parasitas intracelulares facultativos, existindo tipos como o da covid, que podem se reproduzir no ar e nas mãos – daí a recomendação da Organização Mundial de Saúde para o uso de máscara e a lavagem das mãos.
16. o termo “tropismo” também é utilizado em relação a outros fenômenos biológicos, como o fototropismo dos caules e das raízes.

RESOLUÇÃO:
01. Falsa. Todas as membranas celulares possuem fosfolipídios em sua composição.
02. Verdadeira.
04. Falsa. Os processos de transcrição e de tradução ocorrem no interior da célula infectada; não dentro do vírus.
08. Falsa. Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios.
16. Verdadeira.
Soma das alternativas corretas: 18

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre coronavírus, da Unisc 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.