(Fame/Funjob/2022) O estado de São Paulo registrou, até esta segunda-feira, 25 casos da variante do coronavírus que surgiu em Manaus. Desses, 16 são de pessoas que não viajaram para o Amazonas nem tiveram contato com alguém que esteve por lá.
Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2021/02/15/sao-paulo-identifica-25-casos-da-variante-brasileira-da-covid-19-no-estado. Acesso em: 15 fev. 2021.
Novas variantes do coronavírus podem ocorrer porque:
A) O meio ambiente gera uma pressão na eliminação da variante comum, encontrada em pessoas que tiveram contato com as 16 pessoas que não viajaram para o Amazonas nem tiveram contato com alguém de esteve por lá, forçando a variante antiga a desenvolver características novas, como defende a teoria de Charles Darwin.
B) O meio ambiente seleciona as características dos vírus mais adaptáveis a ele, no caso as características mais resistentes às formas de tratamento, fazendo com que as 16 pessoas que não viajaram para o Amazonas, nem tiveram contato com alguém que esteve por lá, apresentem a nova variante, como defende a teoria de Lamarck.
C) O vírus causador da Covid-19 possui material genético de RNA cuja RNA polimerase não possui a função de correção durante a replicação, o que pode levar à mutações e formação de novas variantes, explicando, assim, a presença da variante nas 16 pessoas que não tiveram contato com pessoas infectadas por essa nova variante.
D) As nove pessoas que tiveram contato com a variante encontrada em Manaus poderiam estar com a variante antiga no momento do contato com a nova variante, levando à recombinação do RNA fragmentado do vírus encontrado no interior das células respiratórias infectadas por mais de uma variante.
RESOLUÇÃO:
Embora a recombinação genética possa ocorrer em vírus de RNA, a principal explicação para a formação de novas variantes no caso do coronavírus é a alta taxa de mutação devido à falta de correção da RNA polimerase, não necessariamente a recombinação entre variantes.
Resp.: C
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre zika vírus, da FMC 2017
– Questão resolvida sobre vírus, da FPS 2019
– Questão resolvida sobre vírus, da UERR 2017
Seja o primeiro a comentar