(FCMMG/2021) Leia e analise a reportagem a seguir.
Cientistas da USP trabalham no desenvolvimento de vacina contra coronavírus
Método utilizado no Brasil é diferente do utilizado em vacina que já está sendo testada nos Estados Unidos. O professor Jorge Kalil, diretor do Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração (Incor) da Faculdade de Medicina da USP, explica que a vacina tem como objetivo ser uma resposta rápida contra o vírus. O método de desenvolvimento se dá a partir da criação de uma partícula similar ao coronavírus, o VLP (virus-like particle, em inglês). “O nosso projeto se propõe a fazer uma partícula semelhante ao vírus, ela terá a estrutura do vírus, mas oco, sem ter a possibilidade de ser contagioso e multiplicar”, explica Kalil.
(https://www.redebrasilatual.com.br/saude-e-ciencia/2020/03/cientistas-da-usp-trabalham-no-desenvolvimento-de-vacina-contra-coronavirus/.
Acesso em 29/04/2020. Adaptado.)
Com base na leitura e análise dessa reportagem, é CORRETO afirmar que a:
A) VLP pode apresentar uma alta antigenicidade.
B) VLP apresenta o ácido desoxirribonucleico inativo.
C) vacina apresenta uma ação passiva no organismo.
D) vacina pode permitir uma alta produção do genoma viral.
RESOLUÇÃO:
Analisando cada alternativa proposta:
A) Correta. O VLP (partícula semelhante ao vírus) é projetado para ter uma estrutura semelhante ao coronavírus, mas sem a capacidade de se replicar. Isso significa que, embora não seja infeccioso, pode estimular o sistema imunológico a reconhecer e combater o vírus real, o que sugere que pode apresentar alta antigenicidade (capacidade de provocar uma resposta imunológica).
B) Incorreta. A reportagem menciona que o VLP é oco e não tem a possibilidade de ser contagioso ou se multiplicar. Isso indica que o VLP não contém material genético ativo (nem DNA nem RNA). Portanto, esta afirmação não é correta, pois o VLP não contém DNA ativo ou inativo.
C) Incorreta. Vacinas em geral funcionam estimulando o sistema imunológico a montar uma resposta ativa contra o patógeno. A ação passiva envolveria a administração de anticorpos prontos, não uma vacina que estimula a produção de anticorpos pelo próprio sistema imunológico. Portanto, esta afirmação não é correta.
D) A vacina mencionada na reportagem usa um VLP que é oco e incapaz de se replicar. Isso significa que não há produção de genoma viral.
Resp.: A
VEJA TAMBÉM:
– Questões discursivas resolvidas sobre soro e vacina
– Questão resolvida sobre vacinas e doenças virais, da UFRGS
– Resumo sobre soro e vacina – para vestibulares e Enem.
Seja o primeiro a comentar