(Emescam/2022-2) Em um artigo importante publicado em junho, pesquisadores demonstraram pela primeira vez que células B de pacientes recuperados produzem anticorpos específicos para o SARS-CoV-2, além de produzirem níveis elevados de células T destruidoras e células T auxiliares.
Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/ciencia/2021/01/o-que-aprendemos-sobre-a-reacao-do-nosso-sistema-imunologica-a-covid-19. Acesso em: 8 mar. 2022.
De acordo com o texto, a pesquisa foi importante porque demonstrou que pacientes recuperados de Covid-19
A) apresentam níveis elevados de células fagocitárias capazes de eliminar o parasita.
B) apresentam anticorpos específicos que destroem as células infectadas.
C) produzem níveis elevados de células responsáveis por coordenar a resposta imunológica.
D) produzem níveis elevados de células que destroem células infectadas de forma inespecífica.
RESOLUÇÃO:
A) Incorreta. As células fagocitárias, como o próprio nome diz, realizam a fagocitose – um mecanismo de defesa inespecífico -, enquanto os anticorpos são específicos para cada antígeno.
B) Incorreta. O texto menciona que os pacientes recuperados produzem anticorpos específicos para o SARS-CoV-2, mas não que esses anticorpos destroem diretamente as células infectadas. Os anticorpos marcam os patógenos ou células infectadas, facilitando sua destruição, mas a eliminação dessas células é feita por células do sistema imunológico, como as células T citotóxicas.
C) Correta. A pesquisa menciona a produção de células T auxiliares, que são essenciais para coordenar a resposta imunológica, ativando outras células, como células B (produtoras de anticorpos) e células T citotóxicas (destruidoras de células infectadas).
D) Incorreta. As células T citotóxicas mencionadas no texto são específicas para o vírus, ou seja, elas reconhecem e destroem células infectadas de maneira específica, com base no reconhecimento de antígenos do SARS-CoV-2.
Resp.: C
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre imunidade, da UFV
– Resumo sobre soro e vacina – para Enem e vestibulares.
Seja o primeiro a comentar