Questão resolvida envolvendo número de casos de malária e análise de gráfico

(UFG) Indivíduos portadores do genótipo HsH sofrem uma mutação gênica no cromossomo 11 e expressam anemia falciforme ou siclemia. Sabendo-se que o continente africano possui alto índice de malária e que o Plasmodium malariae tem dificuldade de sobreviver nas hemácias de indivíduos portadores do genótipo HsH, analise a figura a seguir que representa uma população isolada, em um período de tempo, em uma determinada região africana que possui casos de malária.

Com base nas informações apresentadas, pode-se concluir que
A) o aumento do número de indivíduos HsH está diretamente associado ao aparecimento de casos de malária.
B) a elevação do número de indivíduos HH está associada ao aparecimento de indivíduos HsH infectados.
C) os genótipos HH e HsH estão igualmente adaptados ao longo do tempo.
D) a variação do meio, durante um certo tempo, desfavorece os indivíduos HsH.
E) a seleção natural, nesse caso, prioriza os indivíduos HH.

RESOLUÇÃO:
A resolução desta questão exige uma leitura, com atenção, do enunciado e uma análise do gráfico. De acordo com o enunciado, os indivíduos com genótipo HsH não adquirem malária (o protozoário não se desenvolve nas hemácias dessas pessoas). Analisando o gráfico, verifica-se que o número de indivíduos com genótipo HsH  aumenta, enquanto o número de indivíduos com genótipo HH diminui (indivíduos que pegam a doença e, certamente, em muitos casos, morrem).
Resp.: A

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre equilíbrio de Hardy-Weinberg, da UFES

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*