Questão resolvida sobre pelagem da raça Ayrshire, da Uninassau

(Uninassau/2016-2) A raça Ayrshire de bovinos é uma excelente produtora de leite e apresenta uma característica genética peculiar em relação a cor dos pelos. Essa característica é determinada pelos alelos M1 e M2. Machos e fêmeas com genótipo M1M1 apresentam
pelagem acaju e branca e com genótipo M2M2, vermelha e branca. Em heterozigose, os machos apresentam coloração do pelo acaju e branca, enquanto nas fêmeas é vermelha e branca.
Pela descrição da coloração da pelagem feita no texto, ela pode ser considerada um exemplo de:
A) Alelos múltiplos.
B) Herança ligada ao sexo.
C) Interação gênica epistática.
D) Herança influenciada pelo sexo.
E) Pleiotropia.

RESOLUÇÃO:
A cor da pelagem em gado da raça Ayrshire é um caso de herança influenciada pelo sexo. Neste tipo de herança, o indivíduo heterozigoto fêmea apresenta um fenótipo enquanto o indivíduo heterozigoto macho apresenta outro fenótipo como citado no trecho “Em heterozigose, os machos apresentam coloração do pelo acaju e branca, enquanto nas fêmeas é vermelha e branca.”.
Resp.: D

VEJA TAMBÉM:
FACISB 2014 – prova de biologia resolvida

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *