Questão resolvida sobre genética de caracteres de Drosophila, da UFPI

(UFPI) Drosophila melanogaster com corpo marrom e asas normais (BbVgvg) foram cruzadas com Drosophila melanogaster com corpo preto e asas vestigiais (bbvgvg). Os resultados esperados, segundo as leis de Mendel, eram BbVgvg (575); bbvgvg (575); Bbvgvg (575); bbVgvg (575); entretanto, os genótipos observados foram: BbVgvg (965); bbvgvg (944); Bbvgvg (206); bbVgvg (185). Que conclusão é possível tirar do experimento?
A) O gene da cor do corpo e o gene da cor da asa em Drosophila melanogaster estão em cromossomos diferentes e se segregam independentemente.
B) Os genes para a cor do corpo e para o tamanho da asa em Drosophila melanogaster estão ligados no mesmo cromossomo e não se segregam independentemente.
C) Os genes para a cor do corpo e para o tamanho da asa em Drosophila melanogaster estão ligados no mesmo cromossomo e se segregam independentemente.
D) O gene da cor do corpo e o gene da cor da asa em Drosophila melanogaster estão em cromossomos diferentes e não se segregam independentemente.
E) Os genes para a cor do corpo e para o tamanho da asa em Drosophila melanogaster são resultados de recombinações, estão em cromossomos diferentes e se segregam independentemente.

RESOLUÇÃO:
O experimento envolve duas características: cor do corpo e tipo de asa.
Os resultados obtidos (BbVgvg (965); bbvgvg (944); Bbvgvg (206); bbVgvg (185)) destoam muito do resultado esperado para a 2ªLei de Mendel (BbVgvg (575); bbvgvg (575); Bbvgvg (575); bbVgvg (575)).

Analisando os resultados obtidos, verifica-se que dois genótipos aparecem em uma proporção muito mais elevada que os outros dois. Isso indica que os genes estão ligados (linkage), ou seja, que o gene que determina cor do corpo e o gene que determina tipo de asa encontram-se em um mesmo cromossomo.
Os genótipos que ocorrem em menor frequência são decorrentes de crossing-over que ocorre entre os cromossomos homólogos.
Resp.: B

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre linkage, da Udesc 2016

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *