Questão resolvida sobre transporte pela membrana, do IFC

(IFC/2014) A cultura in vitro (ou seja, feita artificialmente em laboratório) de células TC-7 e células 4/2/A1 é utilizada para avaliar o processo de absorção de fármacos desenvolvidos pela indústria farmacêutica, pois estas células apresentam estruturas similares às células que revestem o intestino humano (os enterócitos), tais como as microvilosidades. Além disso, as células cultivadas também apresentam diversas proteínas de membrana que transportam alguns fármacos para o interior da célula, sem gasto de energia como, por exemplo, as proteínas transportadoras MCT e OAT.
Com base no texto acima, assinale a alternativa que contenha, respectivamente, a função das microvilosidades e o tipo de transporte de substâncias desempenhado pelas transportadoras MCT e OAT.

A) aumentar a área de absorção da membrana plasmática; difusão facilitada.
B) promover a adesão e contração dos enterócitos; transporte ativo.
C) selecionar substâncias que entram na célula; difusão simples.
D) diminuir a área de absorção da membrana plasmática; difusão facilitada.
E) promover a movimentação do bolo alimentar no intestino; osmose.

RESOLUÇÃO:
As microvilosidades são evaginações da membrana plasmática, abundantes em células do epitélio intestinal, cuja função é aumentar a área de absorção intestinal.
As proteínas transportadoras MCT e OAT, de acordo com o enunciado, realizam o transporte de substâncias sem o gasto de energia. Tem-se, então, uma modalidade de transporte passivo mediado por proteínas transportadoras (Difusão facilitada).
Resp.: A

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre transporte pela membrana, da Cesmac 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *