Questão resolvida sobre adaptações evolutivas, do IFC

(IFC/2014) Em Santa Catarina é encontrada a espécie de coral verdadeira Micrurus corallinus, que é bastante venenosa. Esta espécie apresenta coloração marcante com listras vermelhas, pretas e brancas, cuja função é alertar os predadores que é uma espécie perigosa. No entanto, existe uma outra espécie no estado, a coral falsa Oxyrhopus clathratus, que também apresenta uma coloração marcante, similar à coloração da coral verdadeira, mas esta por sua vez não oferece perigo aos predadores.

Com base no texto acima, assinale a alternativa que contenha as adaptações evolutivas das duas espécies de serpentes mencionadas, respectivamente:
A) mimetismo mülleriano e mimetismo batesiano
B) camuflagem e mimetismo mülleriano
C) camuflagem e mimetismo batesiano
D) coloração de aviso e mimetismo batesiano
E) coloração de aviso e mimetismo mülleriano

RESOLUÇÃO:
A presença de cores vistosas na coral verdadeira é um caso clássico de aposematismo (coloração de advertência), comum também em diversas espécies de anuros e de fungos.
Quando uma espécie perigosa é imitada por outra,  como ocorre com a coral verdadeira e a falsa coral, tem-se um caso de mimetismo batesiano.
No mimetismo mülleriano, várias espécies perigosas (e não aparentadas), apresentam os mesmos padrões (como se fosse um “código” para os outros animais).
Resp.: D

VEJA TAMBÉM:
Resumo sobre Camuflagem e Mimetismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.