CAMUFLAGEM
Estratégia de ataque/defesa, em que o ser vivo se parece com o meio onde vive.
Ao se parecer com o meio, a presa tem menor chance de ser encontrada pelo predador Por outro lado, o predador camuflado tem maior chance de capturar sua presa.
Quando o animal se parece com o meio por causa das cores, fala se em homocromia (ex camelo –> cor semelhante à areia do deserto) Se o animal se parecer com o meio na sua forma, fala se em homotipia (ex bicho pau -> muito semelhante ao galho em que se encontra).

MIMETISMO
Interessante estratégia de defesa, em que um ser vivo se parece com outro de outra espécie.
De um modo geral, a espécie mimética (imitadora) se parece com alguma que possui alguma estratégia de defesa (ex.: veneno; gosto ruim) e, dessa forma, acaba ganhando uma proteção extra. Esse tipo de mimetismo é chamado de mimetismo batesiano (Henry Waltes Bates).

Quando o mimetismo ocorre entre espécies em que ambas possuem defesa, fala-se em mimetismo mülleriano (Fritz Müller)As aves evitam a lagarta Euchelia jacobaea após ingerirem uma (devido a gosto ruim) e, passam a evitar vespa com padrão de cor semelhante à que também tem gosto ruim. Se comem a vespa primeiro, passam a evitar a lagarta depois.
Tanto o mimetismo quanto a camuflagem são decorrentes de eventos casuais que foram naturalmente selecionados pelo meio.
Seja o primeiro a comentar