Questão resolvida sobre répteis, da URI 2022

(URI/2022 – Medicina) Os répteis foram os primeiros vertebrados a se adaptarem ao ambiente terrestre. Uma das adaptações mais importantes, além da fecundação interna, foi ter o corpo recoberto por uma camada impermeável constituída por queratina. Os répteis foram os animais dominantes na Era Mesozoica, que durou cerca de 180 milhões de anos e que terminou há 65 milhões de anos. Nesse remoto passado da história da vida na Terra, surgiram diferentes linhas evolutivas dos chamados dinossauros.
A seguir são feitas várias afirmativas sobre os répteis:
I. Os répteis possuem pele rica em glândulas produtoras de muco, com a camada externa de escamas ou placas córneas, formada por uma proteína, a queratina.
II. A Classe dos répteis está dividida em três ordens, entre elas a Ordem dos Ofídios, representada pelas serpentes. Estas podem ser peçonhentas e não peçonhentas. As peçonhentas são capazes de injetar veneno quando picam suas vítimas, causando vários transtornos à saúde.
III. Os répteis têm fecundação interna e, na grande maioria são ovíparos, mas existem casos de ovoviviparidade ou viviparidade. Para os ovíparos, o calor é necessário para o desenvolvimento do embrião.
Está correta a alternativa:
A) I e II.
B) I, II e III.
C) II e III.
D) I e III
E) Todas incorretas.

RESOLUÇÃO:
I. Falsa. A pele dos répteis é seca e queratinizada.
II. Falsa. Para efeito de ensino médio, a Classe Reptilia é dividida em 4 ordens (Crocodilia –> crocodilos; jacarés; Squamata –> serpentes e lagartos; Testudinea –> tartarugas; cágados e jabutis; Sphenodonta –> tuatara). Em uma classificação mais moderna (empregada no ensino superior) os répteis são organizados em 3 linhagens evolutivas (alguns autores colocam como Subclasses): Anapsida (répteis cujo crânio não apresentam fossas temporais atrás das órbitas. Ex.: tartarugas); Diapsida (animais que apresentam dois pares de fossas temporais, sendo um localizado nas têmporas e outro par logo acima. Ex.: Todos os répteis atuais (exceto tartarugas) e aves; Synapsida (crânio com 1 par de fossas temporais localizado nas têmporas –> Ex.: linhagem de répteis que originou os mamíferos e os mamíferos atuais).
III. Verdadeira.
O gabarito oficial trouxe letra C (considerou item II verdadeiro).

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre répteis, da UEMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.