(Unit/2018-2) Ao contrário dos humanos e da maioria dos mamíferos, o sexo da tartaruga-verde é definido pela temperatura do ambiente
durante a incubação dos ovos. Um estudo feito pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica da Universidade Estadual da Califórnia, em parceria com o Fundo Mundial para a Natureza da Austrália, releva que o aquecimento dos oceanos levou 99% dos novos filhotes da espécie a serem fêmeas. A temperatura do mar aumenta o calor da areia da praia, onde estão os ninhos da espécie.
Para desovar, as fêmeas das tartarugas preferem um trecho da areia livre da ação das marés. Na história da conquista do ambiente terrestre, as tartarugas (ordem Chelonia), bem como as outras ordens dos répteis, apresentaram inovações evolutivas que lhes garantiram grande adaptação à vida terrestre.
A característica importante dos répteis que garante a esse grupo ocupar o ambiente terrestre com sucesso é que
A) os ovos são lançados na água e cobertos por uma massa gelatinosa, que os protege da desidratação.
B) a pele é provida de glândulas que produzem um muco, o que auxilia a manter úmida e lubrificada a superfície do corpo.
C) os répteis cuidam da prole por um período prolongado, conferindo maior segurança contra a ação dos predadores naturais.
D) são animais endotérmicos, cuja temperatura corpórea é mantida à custa do calor gerado pelo próprio metabolismo.
E) os ovos são protegidos por uma casca calcária que impede desidratação e por anexos embrionários, como saco vitelínico, âmnio e alantoide.
RESOLUÇÃO:
Os répteis são animais com pele seca (desprovida de glândulas). Além disso, possui um ovo rico em vitelo e presença de anexos embrionários como alantóide, saco vitelínico e âmnio.
Resp.: E
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre conquista do ambiente terrestre, da UFRR 2018.
Seja o primeiro a comentar